VARÍOLA DOS MACACOS

VACINAÇÃO MONKEYPOX: Pernambuco recebe primeiro lote de VACINAS CONTRA MPOX; veja quem será imunizado

A vacina contra monkeypox é um insumo essencial no bloqueio da transmissão do vírus, principalmente para o grupo de risco

Cinthya Leite
Cadastrado por
Cinthya Leite
Publicado em 14/03/2023 às 22:00
DIVULGAÇÃO/SES-PE
O esquema de vacinação de monkeypox é de duas doses (com 0,5 ml cada), com quatro semanas de intervalo (28 dias) - FOTO: DIVULGAÇÃO/SES-PE

Um dia após ser iniciada a campanha de vacinação contra monkeypox (ou mpox, doença conhecida popularmente como varíola dos macacos), Pernambuco recebe o primeiro lote de vacinas.

As 687 doses contra varíola dos macacos chegaram na noite desta terça-feira (14), segundo informou a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE). 

A vacina contra monkeypox é um insumo essencial no bloqueio da transmissão do vírus, principalmente para o grupo de risco.

Serão aplicados 50% desse total, já que a segunda dose precisa ser administrada em curto prazo, após 28 dias. 

O esquema de vacinação de monkeypox é de duas doses (com 0,5 ml cada), com quatro semanas de intervalo (28 dias). 

A SES-PE ainda destaca que as doses da vacina contra monkeypox serão distribuídas aos grupos específicos previstos no Informe Técnico Operacional de Vacinação Contra a Mpox, enviado pelo Ministério da Saúde.

NÚMEROS DE MPOX EM PERNAMBUCO

Em Pernambuco, desde o início do surto de mpox, foram notificados mais de 2 mil casos de varíola dos macacos.

O total de confirmados, no Estado, ultrapassa a marca de 300 casos

VACINA MPOX BRASIL

O foco do Ministério da Saúde são os grupos de risco para as formas graves da doença, com as pessoas que vivem com HIV/aids e profissionais que atuam em laboratórios em contato com o vírus.

Também serão vacinadas pessoas que tiveram contato direto com os fluidos e secreções corporais de casos suspeitos ou confirmados para a doença.

Para a vacinação contra varíola dos macacos, o Programa Nacional de Imunizações, do Ministério da Saúde, coloca à disposição do público-alvo cerca de 47 mil doses

A estratégia de vacinação contra mpox segue enquanto durarem os estoques.

QUEM DEVE TOMAR VACINA VARÍOLA DO MACACO? 

Para a vacinação contra monkeypox pré-exposição, devem tomar as doses pessoas que vivem com HIV/aids que tenham "contagem de linfócitos T CD4 inferior a 200 células".

Para a pós-exposição, entram no grupo contatos de pacientes com suspeita ou confirmação de monkeypox (varíola dos macacos), classificados como exposição de risco alto ou médio. 

MONKEYPOX: SABIA MAIS SOBRE VARÍOLA DOS MACACOS NO VÍDEO ABAIXO

A primeira remessa de vacina contra varíola dos macacos, com 9,8 mil unidades, foi recebida pelo Brasil ainda em outubro.

QUAL VACINA PREVINE MONKEYPOX? 

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) havia aprovado, por unanimidade, a utilização das vacinas Jynneos/Imvanex ainda em agosto, prorrogando a dispensa de registro por mais seis meses em fevereiro deste ano.

QUAIS OS SINTOMAS DE MONKEYPOX?

Veja abaixo os sinais e sintomas apresentados pelos casos confirmados de varíola dos macacos em Pernambuco:

  1. erupção cutânea
  2. cefaleia
  3. febre
  4. astenia/fraqueza 
  5. adenomegalia (gânglios inchados)
  6. dor muscular
  7. dor de garganta
  8. suor/calafrios
  9. dor nas costas
  10. artralgia
  11. náusea/vômito
  12. fotossensibilidade
  13. sinais hemorrágicos
  14. conjuntivite

 

MONKEYPOX MINISTÉRIO DA SAÚDE

Segundo o balanço técnico do Ministério da Saúde, enviado a Estados e municípios, o surto de monkeypox no País tem notificados 50.803 casos suspeitos de monkeypox: 10.301 (20,3%) foram confirmados; 339 (0,7%) classificados como prováveis; 3.665 (7,2%), suspeitos e 36.498 (71,8%), descartados. No período, foram registradas 15 mortes.

Os dados são desde o início do surto até a semana 7 de 2023 (12 a 18 de fevereiro).

A curva de casos mostra um crescimento a partir de julho e pico em agosto.

Depois, a partir de setembro, tendência de queda, embora casos de varíola dos macacos sigam sendo notificados.

"Felizmente o cenário epidemiológico (de monkeypox) é de declínio", afirma a secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente, Ethel Maciel.

"Como o vírus ainda está circulando - não há eliminação, mas controle - é importante vacinarmos para maior proteção dos mais vulneráveis ao desenvolvimento de quadros clínicos mais graves ou mais expostos ao vírus."

Questionada sobre o porquê de a vacinação começar só agora, Ethel disse: "Recebemos (o governo) com as doses sem uso e pedimos à Anvisa autorização para utilizar as vacinas".

O ex-ministro Marcelo Queiroga disse que a área técnica recomendou uma pesquisa, mas até o final da gestão o protocolo não havia sido aprovado.

*Inclui também informações do Estadão Conteúdo 

 

MARIO TAMA/AFP
O esquema de vacinação de monkeypox é de duas doses (com 0,5 ml cada), com quatro semanas de intervalo (28 dias) - FOTO:MARIO TAMA/AFP

Últimas notícias