ADOÇANTE FAZ MAL? Veja o que diz a OMS sobre aspartame, sacarina, sucralose, stevia e mais
Veja as recomendações da OMS sobre o consumo de adoçantes
Os adoçantes têm ganhado destaque nas últimas semanas após a Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgar a sua nova diretriz.
Veja abaixo as recomendações da OMS sobre os adoçantes:
ADOÇANTE FAZ MAL?
O documento indica que os adoçantes artificiais devem ser utilizados apenas por quem já tem diabete e em quantidades mínimas.
Com base em uma série de estudos sobre adoçantes artificiais, a organização diz que não há indício de que a substituição do açúcar pelo adoçante colabore para o emagrecimento ou para evitar o desenvolvimento de diabete.
ADOÇANTE EMAGRECE?
Ainda de acordo com a Organização, o efeito dos adoçantes têm sido contrário, as pesquisas mostraram que o uso desses produtos químicos pode trazer prejuízos à saúde quando utilizados em excesso e por tempo prolongado.
QUAIS OS RISCOS DO USO DE ADOÇANTES? OMS FAZ ALERTA:
Podem aumentar o risco de desenvolver diabete tipo 2 e doenças cardiovasculares, colaborando para uma maior taxa de mortalidade em adultos.
"As pessoas precisam considerar outras maneiras de reduzir a ingestão de açúcares livres, como consumir alimentos com açúcares naturais, como frutas, ou alimentos e bebidas sem açúcar", diz Francesco Branca, diretor de Nutrição e Segurança Alimentar da OMS.
ADOÇANTES DESACONSELHADOS
Entre os desaconselhados estão:
- acesulfame K;
- aspartame;
- advantame;
- ciclamatos;
- neotame;
- sacarina;
- sucralose;
- estévia e seus derivados.
ATENÇÃO: É importante a procura de profissionais da saúde antes de iniciar uma dieta.
*Com informações da Estadão Conteúdo