Uma notícia esperada por mais de três anos finalmente chegou.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou, nesta sexta-feira (5), através de um comunicado, que a crise do novo coronavírus não se trata mais de uma Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional (ESPII).
A classificação é o mais alto grau de alerta da entidade e a Covid-19 foi assim declarada desde o fim de janeiro de 2020.
Apesar disto, o status de pandemia da doença ainda se mantém de pé, o que faz manter a atenção em relação à gravidade da doença.
De acordo com a líder técnica da OMS, Maria van Kerkhove, a humanidade ainda vai precisar lidar com a Covid-19 ainda por muito tempo:
“É muito difícil definir quando você chega num status em que um novo vírus se torna uma pandemia. Já a ideia de declarar uma ESPII é para coordenar uma ação imediata antes que esse evento se torne ainda maior e vire uma pandemia”, informou.
COMO FOI O PROCESSO DE REBAIXAR O NÍVEL DA EMERGÊNCIA SANITÁRIA INTERNACIONAL DA COVID-19?
O processo para rebaixar o nível de emergência sanitária internacional do novo coronavírus veio com várias nações suspendendo a situação de emergência sanitária local como o Brasil e Estados unidos.
Segundo o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom, o anúncio é um ato de esperança para a humanidade que lidou com mais essa pandemia em sua história:
“Ontem, o Comitê de Emergência se reuniu pela 15ª vez e me recomendou que eu declarasse o fim da emergência de saúde pública de importância internacional. Aceitei esse conselho. É, portanto, com grande esperança que declaro o fim da Covid-19 como uma emergência de saúde global”, pontuou.