O câncer de mama é uma das principais doenças que acometem mulheres no Brasil. Veja abaixo sintomas e como identificar sinais de alerta para a doença.
Esse tipo de câncer representa atualmente 28% dos casos novos de câncer em mulheres. O câncer de mama também acomete homens, porém é raro, representando menos de 1% do total de casos da doença.
SINTOMAS CÂNCER DE MAMA
Alguns sinais do câncer de mama são:
- Edema cutâneo (na pele), semelhante à casca de laranja;
- Retração cutânea;
- Dor;
- Inversão do mamilo;
- Hiperemia;
- Descamação ou ulceração do mamilo;
- Secreção papilar, especialmente quando é unilateral e espontânea.
A secreção associada ao câncer geralmente é transparente, podendo ser rosada ou avermelhada devido à presença de glóbulos vermelhos.
Podem também surgir linfonodos palpáveis na axila. Esses sinais e sintomas devem sempre ser investigados, porém podem estar relacionados a doenças benignas da mama.
A postura atenta das mulheres em relação à saúde das mamas, que significa conhecer o que é normal em seu corpo e quais as alterações consideradas suspeitas de câncer de mama, é fundamental para a detecção precoce dessa doença.
DIAGNÓSTICO CÂNCER DE MAMA
Os sinais e sintomas suspeitos de câncer de mama mais comuns são a aparição de nódulo (caroço), endurecido, fixo e/ou indolor nos seios, axilas e/ou pescoço; Saída espontânea de líquido de algum dos mamilos;
Mudanças e/ou deformações no mamilo (bico do peito); Vermelhidão na pele da mama ou superfície semelhante a uma casca de laranja.
Câncer de mama: mamografia, prevenção e tratamento da doença:
ATENÇÃO Essas informações não substituem a consulta médica. Procure sempre uma avaliação média