Notícias e análises sobre medicina e saúde com a jornalista Cinthya Leite

Saúde e Bem-estar

Por Cinthya Leite e equipe
Vacina Pfizer

VACINA PFIZER: BioNTech é alvo de processos judiciais por imunizante contra Covid-19; entenda o que houve

Alemães abrem processos judiciais contra Pfizer/BioNTech por efeitos colaterais adversos ao imunizante da covid-19

Cadastrado por

Brenda de Barros

Publicado em 14/06/2023 às 22:20 | Atualizado em 14/06/2023 às 22:51
Vacina Pfizer/BioNTech é alvo de processos judiciais na alemanha por pacientes que apresentaram efeitos colaterais adversos após receber doses do imunizante - NE10

* com AFP

A empresa BioNTech está sendo alvo de processos judiciais na Alemanha por pacientes que alegam terem apresentado efeitos colateriais negativos e duradouros após receberem a dosagem da vacina Pfizer, imunizante contra a covid-19.

Conforme informou a AFP, a primeira audiência que estava marcada para ocorrer em um tribunal de Hamburgo, na última segunda-feira (12), precisou ser adiada depois que os denunicantes solicitaram recurso, para que os casos sejam examinados por vários magistrados.

CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA A COVID-19

A campanha de vacinação contra a covid-19 foi uma verdadeira maratona, com abrangência nunca antes vista, empenhando recursos e esforços de governos, instituições de saúde e empresas farmacêuticas para conter a propagação do vírus. 

A vacina desenvolvida pela BioNTech em parceria com a Pfizer foi uma das mais importantes nesse contexto.

Segundo a Agência Europeia de Medicamentos (EMA), a vacina Pfizer e outras do mesmo tipo foram responsáveis por evitar milhares de mortes pela covid-19 ao redor do mundo.

No entanto, alguns grupos na Alemanha têm acionado ações judiciais buscando reconhecer a relação entre os imunizantes e o surgimento de patologias médicas.

BIONTECH VAI RESPONDER PROCESSOS JUDICIAIS POR EFEITOS COLATERAIS DA VACINA PFIZER CONTRA A COVID-19

De acordo com a AFP, o processo judicial envolvendo a Pfizer/BioNTech foi adiado quando os advogados das vítimas questionaram a imparcialidade do juiz na causa e pediram que o caso fosse analizado por um painel de magistrados especializados em temas de saúde, e não por um único juiz.

Essa nova decisão permitiria a presença de pessoas "realmente especializadas" e capazes de avaliar os efeitos colaterais adversos da vacina Pfizer nos denunciantes, declarou Marco Rogert, um dos advogados.

Marco Rogert revelou à AFP que uma audiência acontecerá nos próximos dias e o tribunal decidirá como o processo vai seguir.

EFEITOS COLATERAIS DA VACINA PFIZER

Uma paciente entrou com uma ação judicial contra a BioNTech alegando que tem sofrido diversos efeitos colaterais desde que recebeu a vacina PfizerA demandante relatou sentir dor na parte superior do corpo, inchaço nas extremidades, exaustão, fadiga e distúrbios do sono.

A ação requer uma indenização de pelo menos €150 mil euros (R$ 782 mil, na cotação atual).

Outras audiências serão realizadas nos próximos meses, com a representação de 250 demandantes, todos os quais relatam terem sido saudáveis antes de sofrer sintomas atribuídos à vacinação.

 

"Os sintomas são muito diferentes: vão de trombose a doenças cardíacas", resumiu Joachim Cäsar-Preller, outro advogado alemão que representa 140 clientes com casos similares.

CASOS GRAVES APÓS VACINA PFIZER

Na Alemanha, foram aplicadas 192 milhões de doses de vacina contra a covid-19, e o instituto científico Paul Ehrlich registrou 338.857 relatos de possíveis efeitos colaterais, sendo que 54.879 foram considerados graves.

No entanto, o laboratório BioNtech, que em parceria com a Pfizer produziu a vacina de RNA mensageiro contra o vírus, afirma que até o momento nenhuma correlação causal foi encontrada entre os problemas de saúde relatados e a vacinação.

REAÇÕES ADVERSAS À VACINA PFIZER CONTRA COVID-19

Na Alemanha, a comunidade médica tem uma abordagem séria e dedicada para lidar com sintomas pós-vacinação.

Muitos hospitais possuem consultas destinadas a lidar com esse assunto e além do procedimento jurídico, há recursos administrativos disponíveis em casos de complicações com a vacinação. Até meados de abril, houve mais de 8.000 demandas do tipo, com 335 sendo aceitas pela imprensa alemã.

Para estabelecer a responsabilidade dos fabricantes, a lei exige que os efeitos colaterais sejam justificáveis de acordo com o conhecimento médico da ciência e o dano deve ser suficientemente grave para ser levado em consideração.

Kathrin K., uma demandante de 45 anos, relata sintomas graves, como perda de peso significativa e múltiplas cirurgias no intestino após receber a vacina Pfizer. Ela afirma que não é um caso isolado e que muitas outras pessoas também sofrem de complicações pós-vacinação.

 

ASSISTA AO VÍDEO E ETENDA COMO FUNCIONAM AS VACINAS

Tags

Autor

Webstories

últimas

VER MAIS