Presente em alimentos como peixes, carnes, ovos, leite, castanha e espinafre ou a partir da exposição aos raios solares, a vitamina D é um pró-hormônio muito importante para regular o funcionamento dos ossos, dentes, músculos e sistema nervoso.
Além disso, a vitamina D também melhora a imunidade e é capaz de prevenir várias doenças, como infecções e inflamações.
A falta de vitamina D pode aumentar a probabilidade de desenvolver a osteoporose em adultos e raquitismo em crianças. Veja 5 sinais de que a vitamina D está baixa no organismo:
SINTOMAS DA FALTA DE VITAMINA D
A deficiência de vitamina D pode causar os seguintes sintomas:
- Dores musculares;
- Dor nos ossos;
- Ossos mais frágeis e fáceis de quebrar;
- Fraqueza, fadiga e mal estar;
- Espasmos musculares.
Crianças e bebês, no entanto, podem ter sintomas mais graves, relacionados à dificuldade de crescimento e desenvolvimento. Veja quais são os sintomas:
FALTA DE VITAMINA D EM CRIANÇAS
A falta de vitamina D em bebês e crianças pode causar os seguintes sintomas:
- Atraso no nascimento;
- Atraso no crescimento;
- Arqueamento das pernas;
- Cáries.
Na presença de qualquer sintoma, um médico deverá ser consultado para a realização de um exame de sangue e/ou prescrição de suplementos.
O QUE FAZER SE ESTIVER COM FALTA DE VITAMINA D?
Para obter vitamina D, é necessário se expor ao sol diariamente, antes das 10h da manhã ou após as 16h, quando os raios solares estão menos intensos, por um período de 10 a 15 minutos.
Essa exposição deve ser feita sem proteção solar.
A vitamina D também pode ser obtida por meio da alimentação, incluindo vegetais como feijão, couve e espinafre, castanhas e nozes, alimentos fortificados e alguns tipos de fungos.
Além disso, a ingestão de alimentos de origem animal, como carne, leite, ovos e peixes salgados também deve ser feita.
Quando os sintomas da deficiência de vitamina D são identificados, é comum que médicos recomendem o uso de suplementos via oral. No primeiro mês de tratamento, são prescritas doses elevadas, que são gradualmente reduzidas até a dose recomendada ser atingida.
É importante que a suplementação de vitamina D seja acompanhada por um médico, pois o excesso de vitamina D pode causar intoxicação e até levar à morte!
Este artigo é apenas para fins informativos e não substitui uma avaliação médica.
REFERÊNCIAS:
Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (PROTESTE) - https://minhasaude.proteste.org.br/vitamina-d-beneficios-alimentos-suplementacao/. Acesso em 21/06/2023.
Hospital Alemão Oswaldo Cruz - https://www.hospitaloswaldocruz.org.br/imprensa/noticias/a-importancia-da-vitamina-d-para-o-organismo/. Acesso em 21/06/2023.