Notícias e análises sobre medicina e saúde com a jornalista Cinthya Leite

Saúde e Bem-estar

Por Cinthya Leite e equipe
Submarino desaparecido

SUBMARINO DESAPARECIDO: Confira como pode estar a saúde dos tripulantes do SUBMARINO QUE DESAPARECEU NO OCEANO ATLÂNTICO

Médico da Marinha dos Estados Unidos descreveu os possíveis danos a saúde dos 5 tripulantes do submarino desaparecido

Cadastrado por

Esaú Júlio

Publicado em 21/06/2023 às 17:24 | Atualizado em 21/06/2023 às 18:37
Submarino Titan - Handout/OceanGate Expeditions / AFP


No último domingo, dia 18, ocorreu uma missão na qual cinco indivíduos embarcaram em um submarino com o objetivo de alcançar os destroços do famoso Titanic, navio que afundou em 15 de abril de 1912.

Após uma hora e quarenta e cinco minutos de descida até o fundo do oceano, os viajantes perderam contato e permanecem desaparecidos no Oceano Atlântico até o momento. Quando a expedição turística teve início, o submarino denominado Titan, no qual estavam as cinco pessoas, possuía oxigênio suficiente para que elas sobrevivessem por apenas 96 horas, de acordo com informações fornecidas pela empresa OceanGate. 


Submarino desaparecido, Titan - HANDOUT / OCEANGATE EXPEDITIONS / AFP

QUEM SÃO OS 5 TRIPULANTES DO SUBMARINO DESAPARECIDO? 

A bordo do submarino TITAN estão o bilionário britânico Hamish Harding, presidente da empresa de jatos particulares Action Aviation, o empresário paquistanês Shahzada Dawood, vice-presidente do conglomerado Engro, e seu filho, Suleman, o mergulhador francês Paul-Henri Nargeolet, e especialista nos destroços do Titanic, e Stockton Rush, CEO da OceanGate Expeditions, a empresa que opera o submersível.


Hamish Harding, tripulante do submersível/submarino Ttitan - Reprodução/Facebook

ONDE ESTÃO LOCALIZADOS OS DESTROÇOS DO TITANIC? 

Os destroços do Titanic estão localizados a cerca de 700 km ao sul de St John's, Newfoundland, no Canadá.


Ilustração de Andrea Gatti que simula passeio do submarino Titan pelos destroços do Titanic. - Divulgação/OceanGate

O QUE PODE CAUSAR NOS TRIPULATES SE O OXIGÊNIO ACABAR? 

No mês de maio deste ano, Dale Molé, médico e consultor da Marinha dos Estados Unidos, compartilhou um artigo na revista Ciottone's Disaster Medicine, no qual descreveu os impactos na saúde decorrentes de longos períodos passados em submersíveis. Veja abaixo possíveis danos a saúde dos tripulantes publicados pelo jornal O Globo.

1 ASFIXIA

De acordo com Dale Molé a asfixia causada pela falta de oxigênio no ambiente pode causar compressão do tórax, intoxicação por gases tóxicos, entre outros danos.

2 VERTIGEM 

A vertigem é uma sensação de tontura ou instabilidade que faz com que a pessoa sinta que ela ou o ambiente ao seu redor estão girando, oscilando ou se movendo, mesmo quando estão em repouso. Na condição do submarino desaparecido é possível que os tripulantes podem estar sentindo vertigem. 

3 SONOLÊNCIA 

Em uma entrevista ao DailyMail.com, Molé explicou minuciosamente como a privação de oxigênio e o acúmulo excessivo de dióxido de carbono expirado durante a respiração afetam o corpo, resultando até mesmo em sonolência.

4 PÂNICO

A claustrofobia e o medo podem desencadear ataques de pânico na tripulação do submarino, que podem se manifestar através de sintomas como aumento da frequência cardíaca, dificuldade respiratória, tremores e tensão muscular.

5 PERDA DE CONSCIÊNCIA

A perda de consciência em um submarino pode ocorrer devido a diferentes fatores. Um dos principais é a falta de oxigênio no ambiente confinado do submarino. Se houver uma diminuição significativa do oxigênio disponível para respirar, os ocupantes podem experimentar hipóxia, que é a privação de oxigênio para os tecidos do corpo, incluindo o cérebro. Isso pode levar à perda de consciência.

6 FORTES DORES DE CABEÇA

Fortes dores de cabeça em um submarino podem ser causadas por diferentes fatores relacionados ao ambiente e condições específicas desse tipo de embarcação. Alguns dos possíveis gatilhos para dores de cabeça intensas em submarinos incluem mudanças na pressão atmosférica, estresse e tensão e má ventilação.

7 HIPOTERMIA

Nas profundezas do oceano, a temperatura pode atingir níveis de 5°C. O frio extremo pode desencadear tremores, uma resposta natural do corpo para gerar calor, resultando também em um aumento na frequência respiratória e no consumo de oxigênio. Além disso, o frio intenso pode afetar a capacidade de julgamento.

Com informações do jornal O Globo

Tags

Autor

Veja também

Webstories

últimas

VER MAIS