Os níveis elevados de triglicerídeos no sangue podem ser bastante prejudiciais à saúde. Por ser uma condição silenciosa, o triglicerídeos alto podem passar despercebido, e aumentar as chances de desenvolver doenças mais graves.
Nesta matéria você confere;
- O QUE SÃO TRIGLICERÍDEOS?;
- 10 SINTOMAS DE TRIGLICERÍDEOS ALTO;
- O QUE CAUSA O AUMENTO DOS TRIGLICERÍDEOS NO SANGUE?;
- COMO É REALIZADO O DIAGNÓSTICO?
- TRATAMENTO.
O QUE SÃO TRIGLICERÍDEOS?
Os triglicerídeos são um tipo de gordura encontrada no organismo humano e também nas comidas que consumimos. São armazenados nas células de gordura do corpo e são liberados quando o organismo precisa de energia.
Porém, quando seus níveis estão em excesso, podem apresentar um risco à saúde e estarem associados a doenças cardiovasculares e pancreatite.
10 SINTOMAS DE TRIGLICERÍDEOS ALTO:
Apesar dos sintomas não serem tão aparentes e perceptíveis, existem alguns sintomas comuns que podem servir como sinal para identificar os níveis elevados de triglicerídeos no sangue. Confira 10 sintomas;
1. Dores abdominais;
2. Inflamação do pâncreas;
3. Xantomas na pele;
4. Pancadas de calor;
5. Fadiga;
6. Confusão mental;
7. Dificuldades de visão;
8. Aumento de peso inexplicado;
9. Pressão alta;
10. Problemas cardíacos.
O QUE CAUSA O AUMENTO DOS TRIGLICERÍDEOS NO SANGUE?
Os triglicerídeos já existem dentro do nosso organismo, mas o seu excesso no sangue pode estar ligado ao consumo de alguns alimentos.
Alimentos ricos em carboidratos e gorduras saturadas, como: farinha branca, refrigerantes, açúcar, leite integral, carne vermelha e queijos amarelos aumentam de maneira significativa os níveis de triglicerídeos no sangue.
COMO É REALIZADO O DIAGNÓSTICO?
O diagnóstico é realizado através de um exame de sangue, chamado perfil lipídico que medem o nível de triglicerídeos no sangue.
É importante realizar uma consulta com um profissional da saúde inicialmente para solicitar esse exame, e posteriormente para que seja diagnósticado o aumento de triglicerídeos.
TRATAMENTO:
O tratamento para o aumento de triglicerídeos no sangue pode variar de acordo com o perfil do paciente e fatores genéticos. Mas de maneira geral, pode ser aconselhável mudanças nos hábitos alimentares, incluir uma rotina de exercícios físicos e em casos mais graves, pode ser prescrito o uso de medicamentos.
Lembrando que esta matéria não substitui um diagnóstico médico, caso apresente algum dos sintomas indicados, é importante buscar um profissional da saúde para que seja orientado o melhor tratamento para seu caso.