O acidente vascular cerebral (AVC) é a segunda principal causa de mortes no Brasil, segundo o DATASUS. E ainda é uma das mais recorrentes razões de sequelas e incapacidade.
A prevalência do AVC em pessoas abaixo de 50 anos aumentou no Brasil no período da pandemia de Covid-19, acendendo o alerta para a doença que sempre esteve associada a idades mais avançadas.
Segundo relatório da Organização Mundial de AVC (World Stroke Organization, a WSO), a taxa de pessoas com menos de 45 anos acometidas pela doença era de 10% antes da crise sanitária. No fim do ano passado, atingiu 18%.
"O AVC em jovens, pessoas até 55 anos, tem sido um quadro desafiador, com um aumento progressivo. Essa constante deve-se aos fatores de risco cardiovascular, como obesidade, diabetes, hipertensão e sedentarismo", afirma o Dr. Sérgio Pinheiro, médico do Hospital Jayme da Fonte.
"Há ainda fatores intrínsecos à idade, como gravidez e uso de contraceptivos no caso das mulheres. Outro fator determinante para o crescimento são as doenças genéticas, distúrbios da coagulação, as doenças autoimunes ou reumáticas, que causam vasculite do sistema nervoso e sequelas neurológicas por isquemia ou hemorragia", completa o especialista.
Avanços na área da saúde, no entanto, permitem o uso da tecnologia de ponta para identificar e tratar o AVC em estágios iniciais, com intervenções minimamente invasivas, seguras e eficientes. O que chega como novidade para diagnóstico preciso e precoce dessa doença e algumas doenças neurológicas, é o Doppler transcraniano, um exame de ultrasonografia.
Como é o exame?
O exame tecnológico para diagnóstico precoce, o doppler transcraniano, é realizado de forma indolor e segura para o paciente, desempenha um papel importante no diagnóstico de doenças neurológicas, cerebrais e cardíacas em jovens.
Este é um método não invasivo, que não necessita contraste ou preparo; e dá o diagnóstico de transtornos vasculares, porque é possível ver a velocidade do sangue nas artérias cerebraisDr Sérgio Pinheiro, médico do Hospital Jayme da Fonte
Diagnóstico no estágio inicial
Essa tecnologia permite que os médicos identifiquem rapidamente qualquer irregularidade no fluxo sanguíneo cerebral e tomem medidas preventivas ou terapêuticas de forma mais eficaz. Além disso, o doppler transcraniano pode ser usado para avaliar casos com tendência à formação de coágulos, como a trombose.
"O Doppler transcraniano consegue diagnosticar a presença de uma comunicação anormal entre a circulação venosa e arterial, que leva um risco aumentado de Acidente Vascular Cerebral, particularmente em pacientes com transtornos da coagulação", destaca o Dr. Sérgio.
É importante que os jovens estejam cientes dos fatores de risco, como hipertensão, diabetes e histórico familiar, e busquem avaliações médicas regulares. A conscientização sobre a importância da prevenção é uma medida fundamental.
O Acidente Vascular Cerebral do Brasil
O AVC liderou as causas de morte no Brasil nos últimos 30 anos, mas após a adoção de um programa nacional de enfrentamento da doença, em 2011, onde centros de enfrentamento do AVC foram criados, passou para o segundo lugar. No ano passado, entretanto, voltou à liderança.
O acidente vascular cerebral tem duas formas: o isquêmico, onde acontece por falta de sangue em alguma área do cérebro, onde corresponde a 80% dos casos, e o hemorrágico, quando uma artéria se rompe, corresponde a 20% dos casos.
Prevenção do AVC
O Dr. Sérgio Pinheiro ressaltou a importância da prevenção do AVC, uma patologia que está crescente no público jovem, devido, principalmente, aos hábitos de saúde.
"O AVC está relacionado a fatores dietéticos, falta de atividade física, o uso de tabaco e o abuso de bebidas alcoólicas, que, quando controladas, reduzem expressivamente o risco".
O especialista conclui enfatizando a conscientização sobre a ida regular a especialistas. "Um acompanhamento médico e realização de exames adequados podem dar um diagnóstico importante e tratamento de patologias como aneurismas cerebrais e vasculites", finaliza.
Com um moderno centro de diagnóstico por imagem e equipe médica altamente qualificada, o Hospital Jayme da Fonte é referência no atendimento de excelência, inclusive na área de neurologia. Conta, ainda, com uma moderna infraestrutura e equipamentos de última geração para receber o paciente com conforto e segurança.