Notícias e análises sobre medicina e saúde com a jornalista Cinthya Leite

Saúde e Bem-estar

Por Cinthya Leite e equipe
SAÚDE

Olho de peixe: médico explica o que é; sintomas e o tratamento da doença

A enfermidade também é conhecida como verruga plantar e pode ser confunfida com simples calos

Cadastrado por

Fernanda Cysneiros

Publicado em 16/11/2023 às 8:00
O diagnóstico das verrugas é realizado através da biópsia da pele. O exame físico é realizado por um médico ou podólogo. - Freepik

A verruga plantar, também conhecida como Olho de Peixe, é uma infecção nos pés causada pelo vírus HPV (Papilomavírus Humano).

O caráter assintomático pode levar à "despreocupação" dos pacientes, que apenas procuram ajuda médica quando as lesões se multiplicam e aumentam de tamanho e forma, com o aparecimento de sintomas.

A verruga plantar é diagnosticada por meio da biópsia. O exame físico é realizado por um médico ou podólogo. - Freepik

Olho de Peixe: o que é?

O dermatologista Luis Lessa (CRM 24106) concedeu entrevista ao Jornal do Commercio a fim de elucidar acerca da doença.

"O que conhecemos comumente como Olho de Peixe, na verdade, são as verrugas plantares. Assim como temos verrugas em outros locais do corpo também temos nas plantas dos pés", explica.

O quadro pode ser definidio como uma virose de pele, causada pelo vírus HPV, também responsável pelo aparecimento de verrugas em outras partes do corpo, como nas áreas genitais.

De acordo com o médico, uma orientação importante é não tentar manipular as lesões, nem cortar ou lixar. 

Sem orientação, isso pode provocar a disseminação das lesões pela planta do pé, dificultando o tratamento", explica

Sintomas

"O principal sintoma é a dor. Quem está sofrendo com verrugas plantares, geralmente, sente dor ao andar ou ficar em pé, como se estivesse pisando em uma pequena pedra. Ela pode encontrar um pequeno ponto esbranquiçado e ressecado, que às vezes parece um calo", diz.

Diagnóstico

Luis explica que o diagnóstico é feito por meio da dermatoscopia, um exame realizado na consulta médico com um aparelho especial chamado dermatoscópio.

"Na maioria das vezes não é necessário realizar a biópsia", complementa.

Tratamento

"O tratamento é feito pelo dermatologista no consultório e também pelo paciente em casa, com várias opções", afirma o médico.

"O nosso principal objetivo é destruir a lesão, já que não conseguimos combater o vírus diretamente. Podemos utilizar ácidos, nitrogênio líquido para congelar as lesões, o bisturi elétrico e até pequenos procedimentos cirúrgicos", diz Luis.

Em casa, a solução consiste em o paciente aplicar ácidos para continuar a destruição da lesão. Em alguns casos, também é indicado utilizar medicações para direcionar a nossa imunidade a destruir a lesão.

Fontes:

Onicomicose e verrugas plantares: diagnósticos e tratamentos (Tifany Meireles Mendes de Oliveira, Lorrane Corraide Santana Leis,Débora Maria Rodrigues de Souza, Christianne Pimenta Dias, Nilza da Silva, Marcela da Conceição de Castro, Christiana Vargas Ribeiro).

Especialista: Luis Lessa - Dermatologista. CRM - 24106.

*Este conteúdo tem apenas fins educativos e não contribui para o diagnóstico médico.

Tags

Autor

Veja também

Webstories

últimas

VER MAIS