Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o Brasil registra cerca de 185 mil novos casos de câncer de pele todos os anos, o que representa 33% dos diagnósticos de câncer do país.
Dentre esses casos, os tumores mais comuns são os chamados carcinomas, sobre os quais falaremos mais adiante.
Qual a diferença entre carcinoma e câncer?
Na realidade, câncer e carcinoma não são duas coisas diferentes, são apenas duas classificações distintas de um mesmo problema de saúde: os tumores cancerígenos.
Um câncer é uma doença que surge a partir do desenvolvimento de um tumor em algum local do corpo. Quando isso ocorre nas células de pele, o tumor é chamado de carcinoma; ou seja, o carcinoma é um tipo de câncer de pele.
Além do carcinoma, outro tipo de câncer que ocorre na região da pele é o melanoma, um tumor que se desenvolve nos melanócitos, células que produzem melanina, pigmento que dá cor à pele.
Que tipo de câncer é o carcinoma?
Existem dois tipos de câncer do tipo carcinoma, o que se desenvolve na região mais profunda da epiderme - camada superior da pele -, chamado basocelular, e que se desenvolve nas células superficiais, chamado espinocelular.
Ambos os tipos ocorrem principalmente em regiões que recebem muita exposição solar, mas outros fatores também desencadeiam seu desenvolvimento, como a genética.
Carcinoma basocelular
Este é o tipo mais comum de câncer de pele, que pode se assemelhar a lesões não cancerígenas, como o psoríase e eczema.
Sua manifestação mais comum é o nódulo-ulcerativo, uma pápula vermelha de aspecto brilhante com uma crosta central que pode sangrar facilmente.
Carcinoma espinocelular
Este é o segundo tipo mais comum de câncer de pele. Apresentam-se como machucados ou feridas avermelhadas que descamam e não cicatrizam.
O carcinoma tem cura?
Ambos os tipos de carcinoma podem ser tratados e apresentam bons resultados com o tratamento, especialmente se o diagnóstico for feito nos estágios iniciais.
Alguns dos tipos mais comuns de tratamento são cirurgia excisional, curetagem, criocirurgia, cirurgia a laser, dentre outros.
O diagnóstico precoce do carcinoma é muito importante e só pode ser feito por um médico especializado.
Fonte: Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD)