Notícias e análises sobre medicina e saúde com a jornalista Cinthya Leite

Saúde e Bem-estar

Por Cinthya Leite e equipe

COPO STANLEY

Copos Stanley têm chumbo? Veja os perigos do metal para a saúde

Empresa se pronuncia sobre a presença de chumbo no copo térmico

Cadastrado por

Fernanda Cysneiros

Publicado em 30/01/2024 às 8:01 | Atualizado em 30/01/2024 às 8:07
Copo Stanley - Reprodução/Amazon

O Copo Stanley virou febre mundial em 2023.

Recentemente, em uma trend na plataforma de vídeos TikTok, os usuários do aplicativo realizaram um teste químico nos recipientes, constatando a presença de chumbo no produto.

A empresa responsável pela produção confirmou, então, que o chumbo é utilizado na fabricação do copo térmico, na etapa de vedação.

COPO STANLEY CHUMBO

"[...] o material de vedação inclui algum chumbo. Uma vez selada, esta área é coberta com uma camada durável de aço inoxidável, tornando-a inacessível aos consumidores", informou a empresa em comunicado para os veículos de imprensa dos Estados Unidos.

No entanto, ela garante que o material não oferece riscos à saúde das pessoas, uma vez que o chumbo está localizado em uma camada inacessível do copo.

OS PERIGOS DO CHUMBO PARA A SAÚDE

De acordo com o Ministério da Saúde, toda a exposição ao chumbo tem efeitos prejudiciais para a saúde.

A exposição ao metal pode afetar os sistemas neurológico, cardiovascular, gastrointestinal e hematológico do corpo humano.

Segundo a atualização de 2021 da Organização Mundial da Saúde (OMS), quase metade dos 2 milhões de vidas perdidas em 2019 por exposição a produtos químicos conhecidos devem-se à exposição ao chumbo.

No sistema nervoso, o chumbo pode causar alterações de memória, depressão, perda da libido, déficits de inteligência, alterações na percepção visual e na coordenação visual-motora, alterações psicomotoras e neuromusculares.

Os efeitos também são estendidos ao sistema renal - um dos mais sensíveis aos efeitos do metal.

Em mulheres, o chumbo pode causar anormalidades menstruais e até abortos.

PREVENÇÃO

Segundo o Ministério da Sáude, é importante:

Se alguém da sua residência trabalha em produções ou serviços que envolvam tinta, pigmentos, baterias e soldas, não lave a roupa usada no trabalho junto com a roupa da família.

Tags

Autor

Veja também

Webstories

últimas

VER MAIS