Benefícios da maçã para quem tem glicose alta: confira motivos para incluir a fruta na sua dieta
Entenda o impacto da maça nos níveis de glicose e insulina no sangue
As maçãs são uma opção de lanche saudável, mas os açúcares e carboidratos presentes na fruta são favoráveis ou desfavoráveis para os níveis de glicose e insulina em pessoas com diabetes?
QUAL O IMPACTO DA MAÇÃ PARA DIABÉTICOS?
Segundo a Associação Americana de Diabetes, embora as maçãs contenham açúcares e carboidratos, consumi-las não é um problema para pessoas com glicose alta.
As maçãs contêm um tipo diferente de açúcar em comparação com alimentos com adição de açúcar, e também fornecem fibras e nutrientes que podem ajudar a retardar a absorção de açúcares pelo corpo.
O Departamento de Agricultura dos EUA (USDA) indica que uma maçã de tamanho médio contém cerca de 25 gramas de carboidratos no total, sendo aproximadamente 19 gramas de açúcar.
COMO DIMINUIR O PICO DE GLICOSE COMENDO MAÇÃ?
Combinar frutas com uma fonte saudável de gordura ou proteína também pode reduzir o pico de glicose no sangue e proporcionar uma sensação de saciedade por mais tempo.
No geral, as maçãs podem ter um impacto relativamente baixo nos níveis de insulina e glicose alta, sendo consideradas uma fruta com baixo índice glicêmico adequada para pessoas com diabetes tipo 1 ou 2.
Fonte: Associação Nacional de Atenção ao Diabetes
DIABETES: saiba quais são os exames que detectam glicemia alterada
“A matéria apresentada neste portal tem caráter informativo e não deve ser considerada como aconselhamento médico. Para obter informações fornecidas sobre qualquer condição médica, tratamento ou preocupação de saúde, é essencial consultar um médico especializado.”