Estar com hiperglicemia não necessariamente indica a presença de diabetes. Isso apenas sugere a importância de realizar exames regulares para avaliação do quadro e, se necessário, iniciar o tratamento adequado.
Na maioria das vezes, a hiperglicemia indica apenas uma deficiência de insulina para metabolizar todo o açúcar presente no momento (especialmente quando medida através de exames de glicemia capilar em clínicas de saúde). No entanto, se confirmada por meio de exames de sangue (especialmente o de hemoglobina glicada), as chances de diabetes são consideráveis.
Se esta não é a primeira vez que você tem níveis elevados de glicose, é importante ficar atento. Glicemia acima de 300 mg/dL é perigosa e requer avaliação médica e tratamento imediato.
Como reduzir esses valores?
Além do acompanhamento médico regular e exames periódicos, ajustes no estilo de vida podem reduzir os riscos associados à condição e melhorar a qualidade de vida. Aqui estão algumas sugestões:
1. Pratique exercícios físicos
A prática regular de exercícios é comprovadamente eficaz na redução da pressão arterial e dos níveis de açúcar no sangue. Comece com uma caminhada diária de 30 minutos e aumente gradualmente a intensidade.
A Organização Mundial da Saúde recomenda que os adultos realizem de 150 a 300 minutos de atividade física moderada ou de 75 a 150 minutos de atividade intensa por semana, o que pode ser especialmente benéfico para quem está em risco de desenvolver diabetes.
2. Adote uma alimentação saudável
Evite alimentos processados e industrializados, optando por opções mais saudáveis com baixos teores de sal e açúcar. Priorize alimentos integrais ricos em carboidratos complexos em detrimento dos carboidratos simples.
3. Gerencie o estresse
O estresse pode desencadear alterações nos níveis de glicose no sangue, portanto, é importante encontrar maneiras de reduzi-lo. Pratique técnicas de relaxamento, como meditação ou respiração profunda, e reserve tempo para atividades que lhe proporcionem prazer.
4. Tome os medicamentos conforme prescrito
Mantenha uma rotina para tomar os medicamentos nos horários corretos. Caso sinta desconforto com algum medicamento ou perceba que não está funcionando conforme o esperado, consulte seu médico sobre possíveis ajustes.
5. Monitore seus níveis de glicose regularmente
Adquira um medidor de glicose, siga as instruções e faça medições regulares para entender como sua dieta afeta seus níveis de açúcar no sangue. Em caso de picos de glicose, procure assistência médica imediatamente, pois a hiperglicemia não tratada pode ser fatal.
Veja também: Qual o valor normal da glicose e quando significa diabetes?
Fonte
Mundo Boa Forma - Glicemia acima de 300 é perigoso? O que fazer?