SAÚDE

Fígado com problemas: saiba sinais que o corpo dá de que o fígado não está bem

Veja sintomas que os pés podem dar que estão relacionados a problemas no fígado

Imagem do autor
Cadastrado por

Flávio Oliveira

Publicado em 18/03/2024 às 9:53
Notícia
X

Embora frequentemente subestimados como meros instrumentos para locomoção, os pés podem fornecer insights valiosos sobre a saúde geral do corpo.

Eles podem servir como indicadores precoces de diversas condições médicas, inclusive problemas no fígado, um órgão vital do corpo humano.

Funções do fígado

O fígado desempenha diversas funções essenciais, desde o metabolismo de nutrientes até a desintoxicação de substâncias nocivas, além da produção de proteínas e bile, fundamental para a digestão de gorduras.

Quando o fígado enfrenta dificuldades, pode enviar sinais através dos nossos pés.

Alguns sinais de problemas no fígado que podem se manifestar nos pés incluem formigamento, pele seca e rachada, especialmente nos calcanhares, e inchaço, também conhecido como edema. Este último ocorre devido à regulação dos níveis de albumina no sangue pelo fígado, uma proteína que mantém a água nos vasos sanguíneos. Níveis reduzidos dessa proteína podem resultar em vazamento de água para os tecidos.

Esses sintomas não devem ser ignorados, pois podem indicar condições graves como cirrose, hepatite ou doença hepática.

Sintomas de problemas no fígado

Outros sinais de problemas no fígado incluem:

  • enjoos frequentes,
  • dor de cabeça recorrente,
  • cansaço inexplicável,
  • facilidade em ficar com manchas roxas,
  • pele ou olhos amarelados,
  • urina escura,
  • perda de apetite,
  • fezes amareladas, cinzentas ou esbranquiçadas,
  • barriga inchada e
  • coceira em todo o corpo.

Para prevenir a condição, é essencial procurar atendimento médico ao notar esses sintomas, pois podem indicar que o fígado está com dificuldades em cumprir suas funções. Um profissional de saúde pode realizar exames para determinar a causa subjacente dos sintomas e iniciar o tratamento adequado.

Manter um estilo de vida saudável, com uma dieta equilibrada, evitar o consumo excessivo de álcool e praticar atividade física regularmente pode ajudar a manter o fígado saudável. É fundamental também estar atento aos sinais que o corpo pode enviar sobre a saúde e buscar cuidados médicos quando necessário.

*Com informações de Catraca Livre

“A matéria apresentada neste portal tem caráter informativo e não deve ser considerada como aconselhamento médico. Para obter informações fornecidas sobre qualquer condição médica, tratamento ou preocupação de saúde, é essencial consultar um médico especializado.”

Tags

Autor