Aprenda a baixar a glicose em pouco tempo: entenda poder do suco de romã para reduzir glicemia
Saiba qual a relação do suco de romã com o controle dos níveis de glicose no sangue
Um estudo recentemente publicado na revista Current Developments in Nutrition revelou o potencial de um suco simples de frutas no combate ao diabetes. Segundo os pesquisadores, esse suco pode reduzir os níveis de açúcar no sangue em aproximadamente 15 minutos.
As complicações associadas ao diabetes resultam da produção insuficiente de insulina, o que eleva os níveis de açúcar no sangue.
O estudo
Para este estudo, uma equipe de pesquisa recrutou 21 indivíduos saudáveis e com peso considerado "normal". Eles investigaram os efeitos da ingestão de uma única dose de suco de romã, equivalente a cerca de 236 ml.
Os voluntários foram aleatoriamente designados para receber água, suco de romã ou uma bebida à base de água com teor de açúcar semelhante ao do suco de romã.
Os cientistas monitoraram os níveis de açúcar no sangue dos participantes antes e após 15, 30, 60, 90, 120, 150 e 180 minutos da ingestão da bebida.
Os participantes foram então divididos em dois grupos com base em seus níveis de insulina no sangue em jejum.
Enquanto a água não teve impacto nos níveis de açúcar no sangue, o suco de romã teve resultados diferentes. Aqueles com baixos níveis de insulina experimentaram uma redução significativa na glicemia 15 minutos após consumir o suco.
Os pesquisadores concluíram que os componentes do suco de romã provavelmente regulam o metabolismo da glicose nas pessoas. Uma das razões apontadas para os benefícios do suco de romã é seu alto teor de antioxidantes.
As romãs são ricas em antocianinas, pigmentos que conferem ao suco sua cor profunda e contêm antioxidantes. Uma teoria sugere que esses antioxidantes podem se ligar ao açúcar, evitando grandes picos nos níveis de insulina.
O diabetes é uma doença que resulta da produção insuficiente ou má absorção de insulina, levando ao aumento da glicemia. Se não controlado, pode levar a complicações graves, afetando o coração, as artérias, os olhos, os rins e os nervos.
*Com informações de Catraca Livre
“A matéria apresentada neste portal tem caráter informativo e não deve ser considerada como aconselhamento médico. Para obter informações fornecidas sobre qualquer condição médica, tratamento ou preocupação de saúde, é essencial consultar um médico especializado.”