SAÚDE

Fígado com problemas: veja sinais indicados pelos pés de que o fígado está com problemas

O fígado é um órgão importante no bom funcionamento corporal. Alguns sinais de que ele pode não estar bem são sentidos nos pés

Imagem do autor
Cadastrado por

Flávio Oliveira

Publicado em 25/03/2024 às 8:29
Notícia
X

Embora muitas vezes os consideremos apenas como instrumentos para nos locomover, os pés podem fornecer informações valiosas sobre nossa saúde geral. Eles podem servir como um indicador precoce de várias condições médicas, incluindo problemas no fígado, um dos órgãos mais essenciais do corpo humano.

O fígado desempenha múltiplos papéis críticos no corpo, desde o metabolismo de nutrientes e a desintoxicação de substâncias prejudiciais até a produção de proteínas, armazenamento de vitaminas e minerais e produção de bile, vital para a digestão de gorduras.

Quando esse órgão vital enfrenta dificuldades, pode enviar sinais de alerta de várias maneiras, inclusive por meio de nossos pés.

Quais são os sinais visíveis nos pés?

Alguns dos indicadores de problemas hepáticos que podem aparecer nos pés incluem:

- Formigamento ou desconforto;
- Pele seca e rachada, especialmente nos calcanhares;
- Inchaço, também conhecido como edema.

Além desses, outros sintomas de que o fígado pode estar com problemas são:

- Enjoos ou tonturas frequentes;
- Dor de cabeça persistente;
- Fadiga inexplicável;
- Propensão a manchas roxas;
- Pele ou olhos amarelados;
- Urina escura;
- Perda de apetite;
- Fezes amareladas, cinzentas ou esbranquiçadas;
- Abdômen inchado;
- Coceira em todo o corpo.

O inchaço ocorre devido ao papel crucial do fígado na regulação dos níveis de albumina no sangue - uma proteína que mantém a água nos vasos sanguíneos. Níveis reduzidos dessa proteína podem resultar em vazamento de água para os tecidos.

Esses sintomas não devem ser ignorados, pois podem indicar condições graves, como cirrose, hepatite ou doença hepática.

Como prevenir?

Se você perceber algum desses sinais, é fundamental buscar atendimento médico imediatamente. Embora os sintomas possam parecer insignificantes inicialmente, podem indicar que o fígado está com dificuldades para desempenhar suas funções.

Um profissional de saúde pode realizar exames para determinar a causa subjacente dos sintomas e iniciar o tratamento adequado.

Manter um estilo de vida saudável, com uma dieta equilibrada, evitar o consumo excessivo de álcool e praticar exercícios físicos regularmente pode ajudar a manter a saúde do fígado.

Além disso, é importante estar atento ao que seu corpo está sinalizando sobre sua saúde e responder prontamente a quaisquer sinais de alerta que ele possa enviar.

*Com informações de Catraca Livre

“A matéria apresentada neste portal tem caráter informativo e não deve ser considerada como aconselhamento médico. Para obter informações fornecidas sobre qualquer condição médica, tratamento ou preocupação de saúde, é essencial consultar um médico especializado.”

Tags

Autor