Foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) o Aviso de Homologação e Adjudicação do processo licitatório para reforma do Hospital da Restauração (HR) Gov. Paulo Guerra. Na prática, trata-se do fim da licitação para escolha da empresa que vai executar os serviços nas dependências internas dos 4º, 5º, 6º e 8º andares da instituição. A vencedora do pregão foi a Directa Engenharia e Projetos LTDA, cujo contrato tem valor total de R$19.258.066,86. O prazo para execução completa dos serviços é de dois anos (24 meses), a contar da emissão da ordem de serviço, podendo ser entregue à população por etapas, antecipadamente.
“A publicação da empresa vencedora da licitação é mais um passo que o Governo dá para garantir as mudanças que o Hospital da Restauração precisa e a população merece. Este é um compromisso assumido ainda nos primeiros dias de gestão. Vamos continuar seguindo em frente, com muito esforço, dedicação e um trabalho incansável para assegurar uma rede pública de saúde mais eficiente”, afirmou a governadora Raquel Lyra.
REQUALIFICAÇÃO DO HR
A requalificação do Hospital da Restauração, localizado na região central do Recife, foi um dos pedidos feitos pela população à atual gestão. “A vida é feita de ciclos, e agora é com alegria que a gente comemora essa nova fase, que é a definição de quem é a empresa que vai conduzir a reforma do HR. Uma reforma histórica, num hospital de enorme importância para o estado de Pernambuco e para o Nordeste inteiro”, comemorou a secretária de Saúde, Zilda Cavalcanti.
Os serviços previstos na área interna serão realizados para garantir melhorias na infraestrutura da unidade de saúde e, consequentemente, a qualidade do atendimento à população. Sendo assim, haverá readequação completa das alas de internamento, incluindo novas instalações elétricas e hidráulicas, além da rede de gases.
Os espaços passarão a atender às normas sanitárias vigentes, com enfermarias adequadas, climatizadas, e banheiros acessíveis. Todas as alas ganharão sala especial para isolamento. Por se tratar de uma referência arquitetônica do Estado, a parte externa do hospital será preservada.
EM ANDAMENTO
Com cerca de pouco mais de 50% de execução, a reforma do 7º andar, onde ficam os pacientes acompanhados pelas equipes de Cirurgia Geral e Cirurgia Vascular, começa a mostrar um pouco de como serão os novos espaços internos do HR. Como a obra começou pelo lado Norte do andar, que foi isolado, os pacientes que estavam no setor precisaram ser redistribuídos para outras alas. Assim que o serviço for concluído, o mesmo acontecerá no lado Sul. A dinâmica se repetirá em todos os andares.
A intervenção no 7º andar envolve o aporte de R$9 milhões para execução dos serviços e partiu de uma contratação iniciada na gestão anterior, que foi readequada para atender às demandas necessárias da unidade, concentrando as ações exclusivamente no andar, diante do orçamento disponível. As enfermarias terão mais leitos e mais conforto, já que ganharão ar condicionados. Além disso, novos equipamentos permitirão melhores condições de trabalho para os profissionais.