Notícias e análises sobre medicina e saúde com a jornalista Cinthya Leite

Saúde e Bem-estar

Por Cinthya Leite e equipe
OPERAÇÃO

Pacientes precisam ser transferidos após queda de energia em hospital no Grande Recife

Com problema na distribuição elétrica do Hospital Otávio de Freitas, pacientes da emergência e das UTIs foram transferidos para outros hospitais

Cadastrado por

JC

Publicado em 26/06/2024 às 12:09 | Atualizado em 26/06/2024 às 12:12
Queda de energia atingiu a subestação do Hospital Otávio de Freitas por volta das 20h - DAY SANTOS/JC IMAGEM

Na noite da última terça-feira (25), pacientes, acompanhantes e funcionários do Hospital Otávio de Freitas (HOF), no bairro de Tejipió, Zona Oeste do Recife, viveram momentos de desespero.

Uma queda de energia atingiu a subestação da unidade de saúde por volta das 20h e pacientes da emergência e das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) precisaram ser transferidos para outros hospitais da cidade.

Em entrevista à TV Jornal nesta manhã, uma pessoa que não quis se identificar afirmou que não foi informada se o seu familiar, que estava na UTI respiratória, foi transferido para outro hospital.

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE), a Neoenergia e o gerador do Hospital Otávio de Freitas foram acionados imediatamente após a falha, porém foi identificado um problema na distribuição da energia elétrica.

Em nota, a Neoenergia Pernambuco informou que o fornecimento de energia elétrica seguiu normal durante todo o período e que o problema não teve relação com a rede de distribuição. Uma equipe da concessionária foi enviada ao local para ajudar os técnicos da unidade de saúde a realizarem a manutenção no circuito interno do Hospital.

Caos recorrente

Não é a primeira vez que pacientes do Hospital Otávio de Freitas são surpreendidos com uma queda de energia. Em dezembro de 2023, um curto-circuito em um transformador atingiu a unidade e também ocasionou queda no fornecimento de energia elétrica.

Ao todo, 40 pacientes internados nas UTIs do hospital precisaram ser transferidos - 17 deles eram crianças, que foram remanejadas para setores que não foram afetados pela falta de energia. Os adultos foram removidos para os hospitais Barão de Lucena, Maria Lucinda, Memorial Jaboatão, Alfa, Hospital Eduardo Campos e Oswaldo Cruz.

Tags

Autor

Veja também

Webstories

últimas

VER MAIS