Secretaria de Saúde promove mutirão de testagem rápida para ISTs na próxima sexta (18)
A ação celebra Dia Nacional de Enfrentamento à Sífilis e à Sífilis Congênita e acontecerá na Praça Oswaldo Cruz, Região Central do Recife
Em celebração ao Dia Nacional de Enfrentamento à Sífilis e à Sífilis Congênita, que ocorre no próximo sábado (19), a Secretaria de Saúde do Estado de Pernambuco, por meio da equipe do Programa Estadual de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), AIDS e Hepatites Virais realizará ação de testagem na próxima sexta-feira (18).
O evento ocorrerá das 9h às 14h ou até o atendimento de 100 pessoas, na Praça Oswaldo Cruz, 359, na Boa Vista, Região Central do Recife.
Durante o evento, serão disponibilizados testes rápidos para sífilis, HIV, hepatites B e C, permitindo que a população tenha acesso a informações e cuidados essenciais para a saúde sexual.
Importância da testagem e tratamento precoce
A expectativa é atender a totalidade da meta estabelecida, incentivando a conscientização sobre a importância da testagem regular e do tratamento precoce.
“O teste rápido de sífilis é um teste de triagem; os casos reagentes serão encaminhados para as unidades básicas de saúde mais próximas da residência do usuário para complementação do diagnóstico e tratamento, se necessário”, explicou a gerente do Programa Estadual de IST, AIDS e Hepatites Virais, Grazielle Vasconcellos.
Acolhimento e acesso aos testes
A demanda para a testagem será espontânea, e a equipe estará pronta para acolher os usuários de forma individualizada.
Todo o processo, desde o acolhimento até a entrega do resultado, poderá levar até uma hora, a intenção é que seja um ambiente seguro e confidencial para todos.
Além dessa ação especial, a população pode ter acesso aos exames rápidos diariamente nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e nos Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA).
Também há a possibilidade de testagens por meio de parcerias com organizações da sociedade civil, o que amplia ainda mais as opções disponíveis.
Atualmente, o Estado possui 33 CTAs, geridos pelas secretarias municipais de saúde, distribuídos em todas as Gerências Regionais de Saúde (Geres).