Novos quadros

Flávio Dino anuncia secretário de Paulo Câmara como titular de diretoria da Polícia Federal que vai cuidar da Amazônia

Auxiliar do governador pernambucano está na gestão estadual desde 2017

Imagem do autor
Cadastrado por

Renata Monteiro

Publicado em 20/12/2022 às 20:04 | Atualizado em 20/12/2022 às 20:09
Notícia
X

O futuro ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino (PSB), confirmou em coletiva de imprensa na tarde desta terça-feira (20) o nome do secretário de Defesa Social de Pernambuco, Humberto Freire de Barros, como titular da nova Diretoria de Amazônia e Meio Ambiente da Polícia Federal (PF).

Segundo a própria SDS, Freire é advogado e delegado da PF. Ele comanda a secretaria desde junho de 2021, quando Antônio de Pádua, também delegado federal, foi exonerado após a Polícia Militar atuar de forma violenta durante um protesto contra o governo Bolsonaro na área central do Recife.

Antes disso, desde 2017 Humberto Freire atuava como secretário executivo da SDS.

O futuro diretor de Amazônia e Meio Ambiente da PF é pernambucano, natural do Recife e tem 46 anos e em 2003 foi chefe da Delegacia de Controle de Segurança Privada na Superintendência da Polícia Federal no Amapá. No ano seguinte, assumiu o posto de chefe substituto na Delegacia de Polícia Federal em Imperatriz, no Maranhão.

Na Superintendência da Polícia Federal em Pernambuco, chefiou a Delegacia de Repressão a Entorpecentes, a Delegacia de Repressão aos Crimes Contra o Patrimônio, e presidiu a 1ª Comissão Permanente de Disciplina entre 2004 e 2008.

No período entre 2008 e 2011, trabalhou como chefe da Delegacia de Polícia Federal em Caruaru e em seguida retornou à Superintendência da Polícia Federal em Pernambuco como Chefe da Delegacia de Repressão a Crimes Fazendários. Depois assumiu a Coordenação Regional de Segurança de Grandes Eventos e a Representação Regional da Interpol.

Em 2013, passou pela primeira vez pelo Ministério da Justiça, para exercer o cargo de Coordenador Geral de Execução Operacional da Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos, o qual ocupou até 2017. Ele saiu do cargo para ocupar a secretaria executiva de Defesa Social do Estado.

Tags

Autor