Lançamento

OPERAÇÃO PERNAMBUCO SEGURO: SDS promete mais policiais nas ruas e investimento de R$ 7,5 milhões na segurança do Estado

De acordo com a pasta, com o incremento no número de profissionais de segurança, será possível garantir "maior presença nas ruas e o fortalecimento da prevenção e do combate à violência"

Renata Monteiro
Cadastrado por
Renata Monteiro
Publicado em 11/01/2023 às 22:32 | Atualizado em 12/01/2023 às 9:38
GUGA MATOS/JC IMAGEM
A SDS adiantou que a operação possibilitará um incremento diário de 30% no efetivo da Polícia Militar no Estado - FOTO: GUGA MATOS/JC IMAGEM

A Secretaria de Defesa Social de Pernambuco vai lançar, nesta quinta-feira (12), a Operação Pernambuco Seguro, que prevê um investimento de R$ 7,5 milhões na segurança pública do Estado e reforço nos efetivos das polícias Militar, Civil, Científica e Corpo de Bombeiros.

De acordo com a pasta, com o incremento no número de profissionais de segurança, será possível garantir "maior presença nas ruas e o fortalecimento da prevenção e do combate à violência". A partir das 11h30, comandantes e chefes das operativas divulgarão mais informações sobre a iniciativa.

No Instagram, a SDS adiantou que haverá um incremento diário de 30% no efetivo da Polícia Militar. Esses homens vão atuar em "centros comerciais, orlas, corredores de grande fluxo, parques, ciclofaixas e ciclovias, setores bancários, áreas de lazer e convivência", pontua a secretaria.

No mesmo post, a pasta diz que uma força-tarefa da Polícia Civil "vai intensificar resolução de inquéritos de crimes patrimoniais, contra a vida (tentados e consumados), crimes sexuais, violência contra a mulher, criança, adolescente, entre outros".

O anúncio do governo Raquel Lyra (PSDB) acontece em meio à multiplicação de denúncias de casos de violência em diversos pontos do Estado, sobretudo na capital. Em dezembro, por exemplo, um turista alemão morreu após ser assaltado e agredido no Centro do Recife.

Nesta semana, vieram à tona uma série de assaltos que estariam sendo cometidos por homens em uma moto nas proximidades do Parque da Jaqueira, na Zona Norte do Recife. Entram nesta conta, também, casos de confusões em prévias de carnaval, assassinatos, feminicídios, entre outros crimes.

Desde a sua campanha ao governo, Raquel disse que a segurança pública seria prioridade na gestão. Na época, ela disse que tinha a intenção de fortalecer as tropas operacionais de política, requalificar quartéis e delegacias, além de investir em inteligência. A tucana declarava, ainda, preocupar-se com a prevenção social da violência.

Após ser eleita, a governadora escolheu a delegada federal Carla Patrícia Cunha para encabeçar a SDS, o coronel Tibério César dos Santos para o comando da PM e a delegada Simone Aguiar para a chefia da Polícia Civil.

Comentários

Últimas notícias