A tragédia da Boate Kiss, que completará 10 anos no dia 27 de janeiro, voltou a despertar curiosidade após o lançamento da minissérie "Todo Dia a Mesma Noite", que reconta a história do caso na Netflix.
A história real tirou a vida de 242 jovens em Santa Maria, no Rio Grande do Sul. Foram quatro condenados, com penas entre 18 e 22 anos, para o crime.
A direção geral da série é de Julia Rezende, direção de Carol Minêm e roteiro de Gustavo Lipsztein.
"Todo Dia a Mesma Noite" é inspirada no livro da jornalista Daniela Arbex, contando a história história trágica e a luta por justiça liderada pelos pais das vítimas. "Por memória, por justiça, e para que não se repita", diz a sinopse.
BOATE KISS: QUEM SÃO OS SOBREVIVENTES?
De acordo com o "Kiss: que não se repita", coletivo formado por amigos de vítimas do incêndio na Boate Kiss, foram mais de 600 sobreviventes da tragédia. Alguns dos sobreviventes deram depoimentos na justiça ao longo dos últimos anos.
Em dezembro de 2021, um dos sobreviventes relatou ter vivido "um filme de terror" dentro da boate no dia do incêndio.
O depoimento do sobrevivente Delvani Brondani Rosso, de 29 anos, emocionou os jurados. "Quando eu fui caindo, eu fui me despedindo... da minha família, dos meus amigos", disse, mostrando cicatrizes de queimaduras.
Em entrevista para a Veja, Kelen Ferreira, 28 anos, contou que foi a primeira sobrevivente a sair da boate.
"A princípio, achei que fosse briga, mas aí uma multidão correu em desespero na direção da porta e, muito assustada, fiz o mesmo, sem imaginar que estava salvando minha vida", disse.
Até aquele ponto, não se avistava o fogo, e quis voltar para buscar minhas amigas. Foi nesse momento que um homem falou, sério: "Você não pode retornar". Só quando, enfim, cheguei à porta compreendi que aquilo era um incêndio. Senti os meus braços queimarem. A sensação era de morte", relembrou.
BOATE KISS VÍTIMAS
"A série tem como personagens centrais famílias com origens diversas que se uniram no enfrentamento da dor e da busca por justiça", diz Julia Rezende. "Nosso recorte foi o das famílias que tiveram uma relação combativa e conflituosa com o Ministério Público, pais que inclusive chegaram a ser processados pelo MP", completa.
A minissérie busca ser bastante fiel ao livro de Daniela Arbex. "Como autora, o mais importante para mim é que a série fosse tão respeitosa quanto o livro. E ela é. Apesar de existirem algumas licenças poéticas - necessárias para o formato da narrativa -, ela segue o caminho do livro e nos coloca dentro da boate naquele 27 de janeiro de 2013?, conta a jornalista.
BOATE KISS NA NETFLIX
Apesar de completar 10 anos, o acidente ainda está muito presente na memória dos brasileiros. No entanto, o foco da história será mostrar a luta por justiça dos familiares e sobreviventes. "Ao recriar o incêndio, o espectador terá a chance única de exercitar sua empatia e de enxergar o difícil caminho da busca por justiça em nosso país", diz Arbex.
No elenco estão Thelmo Fernandes, Paulo Gorgulho, Bianca Byington, Leonardo Medeiros, Debora Lamm, Raquel Karro, Bel Kowarick, Erom Cordeiro, Paola Antonini, Nicolas Vargas, Flavio Bauraqui e Laila Zaid, entre outros.