POLÍTICA SOBRE DROGAS

Sob pressão de aliados, governo Raquel Lyra exonera secretário executivo de Políticas sobre Drogas

O psicólogo Rafael West, reconhecido pelo trabalho de combate às drogas e ex-gestor do programa Atitude, no governo Eduardo Campos, havia sido nomeado há poucos dias

Raphael Guerra
Cadastrado por
Raphael Guerra
Publicado em 09/02/2023 às 19:04 | Atualizado em 09/02/2023 às 19:19
GUGA MATOS / JC IMAGEM
Decisão de exonerar Rafael West foi tomada no Palácio do Campo das Princesas, sede do governo estadual - FOTO: GUGA MATOS / JC IMAGEM

Poucos dias após ser nomeado para assumir a Secretaria Executiva de Políticas sobre Drogas no governo de Pernambuco, o psicólogo e consultor das Nações Unidas Rafael West foi exonerado do cargo. Nos bastidores, a informação é de que houve pressão de partidos evangélicos aliados para que a governadora Raquel Lyra (PSDB) substituísse West.

Mestre em políticas públicas e pesquisador da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Rafael West já foi gestor do Programa Atitude (no governo Eduardo Campos), criado para enfrentamento às drogas no Estado e reconhecido internacionalmente. Também já coordenou a Câmara Temática de Enfrentamento ao Crack do Pacto Pela Vida e foi presidente do Conselho de Políticas Sobre Drogas de Pernambuco.

West segue uma linha de trabalho voltada para uma política sobre drogas considerada menos violenta e menos encarceradora. Por isso, o nome dele não teria sido visto com bons olhos por líderes políticos evangélicos aliados à governadora. 

A Secretaria Executiva de Políticas sobre Drogas faz parte da Secretaria Estadual Desenvolvimento Social, Criança, Juventude e Prevenção às Drogas, que é comandada por Carolina Cabral - formada em comunicação social e com especialização na primeira infância.

A Coluna Segurança solicitou um posicionamento da pasta em relação à exoneração de Rafael West e aguarda retorno.

West chegou ser convidado a integrar o Ministério da Justiça e Segurança Pública, no governo Lula, mas não aceitou. A coluna também está tentando contato com ele. 

POLÍTICOS DE ESQUERDA CRITICAM EXONERAÇÃO DE RAFAEL WEST

No Twitter, políticos de esquerda criticaram a exoneração de Rafael West.

"Rafael West, uma das pessoas no Brasil que mais entende de política de drogas. Em poucos dias, foi convidado e desconvidado para integrar a política sobre drogas do governo de Pernambuco. Bola 'foríssima' de Raquel Lyra, que cedeu à pressão de fundamentalistas e fortalece a extrema direita", disse o vereador do Recife Ivan Moraes (PSOL). 

"Outro sinal de alerta foi ativado pela governadora Raquel Lyra. O secretário executivo de Políticas sobre Drogas, nomeado na semana passada, Rafael West, foi exonerado antes mesmo de sentar na cadeira. Rafael é defensor da ciência e de uma política pública guiada pela redução de danos, que garanta a vida e a cidadania de quem usa drogas. Uma política menos violenta e menos encarceradora. O que não agradou os aliados bolsonaristas de Raquel, ligados às comunidades terapêuticas", afirmou o deputado estadual João Paulo (PT-PE).

TRABALHO DE COMBATE ÀS DROGAS

Entre 2007 e 2015, Rafael West exerceu funções de gestão na Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos de Pernambuco. Em boa parte desse período, esteve à frente do Atitude, criado em 2011. 

O programa estadual foi reconhecido com vários prêmios internacionais. Em 2017, a Open Society Foundations (OSF), fundação internacional que promove a Justiça e os Direitos Humanos, premiou o programa estadual como uma das três mais exitosas experiências de políticas sobre drogas no Brasil.

West trabalha, desde 2019, como consultor do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime. Também já foi coordenador nacional pela Fiocruz de um projeto ligado à Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas.

Comentários

Últimas notícias