Apesar do reforço policial, cenas de violência voltaram a ser registradas durante as prévias pelas ladeiras de Olinda, no Grande Recife, nesse fim de semana. E os roubos e furtos de aparelhos celulares, como são comuns em meio à multidão, também se multiplicaram.
A Secretaria de Defesa Social (SDS) reforça que os foliões devem cadastrar seus aparelhos no programa Alerta Celular. O serviço é gratuito e os dados podem ser preenchidos rapidamente no site da SDS.
"O Alerta Celular vem contribuindo para a diminuição dos furtos de celulares", pontuou o tenente-coronel Jonas Moreno, coordenador do programa estadual.
Com o cadastro, a polícia consegue identificar quem são os donos daqueles celulares que forem apreendidos nas mãos de criminosos.
Ver essa foto no Instagram
VEJA O PASSO A PASSO PARA FAZER O CADASTRO DO CELULAR:
1 - Acesse o site www.sds.pe.gov.br (buscar a ferramente Alerta Celular, no painel de 'Destaque')
2 - Cadastre o IMEI do seu aparelho, digitando o código*#06#
3 - Caso o aparelho tenha sido subtraído, lembre-se de registrar um Boletim de Ocorrência, porque, a partir das informações e do Alerta Celular, a polícia poderá identificar o crime e chegar ao proprietário.
CADASTRO DO CELULAR DURANTE O CARNAVAL
Durante os dias de Carnaval, stands do Alerta Celulares vão estar instalados no Recife Antigo, no Sítio Histórico de Olinda e em pólos de folia nos municípios de Pesqueira, Triunfo e Bezerros.
O coordenador do Alerta Celular também reforça que as pessoas sempre devem exigir nota fiscal ou recibos durante as compras de aparelhos. "Em caso de dúvida (quanto à procedência), não compre."
VÍDEO MOSTRA DICAS DE SEGURANÇA NO CARNAVAL: