SEGURANÇA PÚBLICA

Pernambuco agora conta com 1ª policial civil virtual do País; Saiba o que ela faz

Serviço é destinado às mulheres que denunciam crimes de violência doméstica no Estado

Raphael Guerra
Cadastrado por
Raphael Guerra
Publicado em 10/03/2023 às 16:20 | Atualizado em 10/03/2023 às 16:23
Divulgação
Delegacia da Mulher de Olinda passou a funcionar 24h desde o último fim de semana - FOTO: Divulgação

As mulheres que procurarem as delegacias de Pernambuco para denunciar crimes de violência doméstica agora também vão avaliar o serviço prestado pela Polícia Civil. A tecnologia usada para colher as respostas das vítimas está sendo batizada de Mari, a primeira policial civil virtual do País. (Veja vídeo mais abaixo)

Após a vítima de violência registrar o boletim de ocorrência, ela receberá uma mensagem por meio do WhatsApp para fazer uma avaliação do serviço na delegacia. A mulher atribuirá a nota de 1 a 5 (péssimo a ótimo) para registrar o grau de satisfação sobre o atendimento presencial. 

Se o atendimento for considerado ruim ou péssimo, será apresentada à vítima uma lista de possíveis causas para a avaliação negativa - questionando, por exemplo, se ela foi desrespeitada, se não se sentiu acolhida ou se não recebeu as informações que precisava. 

"A Mari representa um importante instrumento para a mulher vítima de violência doméstica e familiar, que poderá dizer o seu grau de satisfação em relação ao serviço oferecido", declarou a gestora da Diretoria Integrada Especializada da Polícia Civil de Pernambuco, Polyanne Farias.

"Também representa uma importante ferramenta de gestão, porque, através dos resultados trazidos pela Mari, a Polícia Civil de Pernambuco buscará assegurar os protocolos de atendimento à mulher e oferecer serviços cada vez mais aprimorados", completou. 

VÍDEO MOSTRA COMO FUNCIONA O SERVIÇO:

SEIS DELEGACIAS DA MULHER ABERTAS 24 HORAS

Desde o último fim de semana, seis delegacias especializadas de Atendimento à Mulher estão funcionando 24 horas. Até então, apenas a Delegacia da Mulher localizada no bairro de Santo Amaro, na área central do Recife, funcionava 24h. 

Com o decreto assinado pela governadora Raquel Lyra há uma semana, outras cinco unidades especializadas também passaram a registrar as queixas de violência todos os dias.

As delegacias estão localizadas em Olinda, Paulista, Jaboatão dos Guararapes (no Grande Recife), Petrolina (no Sertão) e Caruaru (no Agreste). (Veja endereços mais abaixo)

A demanda para o funcionamento 24h das delegacias da Mulher era antiga. Afinal, à noite e nos fins de semana, as vítimas estão mais propícias a sofrer violência porque estão com seus agressores dentro de casa. 

No primeiro fim de semana, 93 vítimas de violência procuraram ajuda da polícia para registrar queixas contra seus agressores. O número demonstra a importância de as unidades policiais estarem abertas ininterruptamente para acolher as mulheres.

NOVE DELEGACIAS DA MULHER AINDA NÃO FUNCIONAM NOS FINS DE SEMANA

Atualmente, Pernambuco conta com 15 delegacias especializadas de Atendimento à Mulher. Nove unidades policiais ainda continuam funcionando apenas de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

As delegacias estão localizadas nos seguintes municípios: Surubim, Garanhuns, Vitória de Santo Antão, Cabo de Santo Agostinho, Goiana, Afogados da Ingazeira, Palmares, Arcoverde e Salgueiro.

VIOLÊNCIA DOMÉSTICA EM PERNAMBUCO

No ano de 2022, a polícia somou 43.553 queixas de violência doméstica em Pernambuco. Somente no Recife, o número de denúncias chegou a 9.238.

Já no ano de 2021, foram registradas 41.203 mulheres procuraram a polícia para registrar as queixas no Estado. Na capital, foram 9.448.

Isso significa que houve 5,7% de aumento nas denúncias no Estado em 2022.

A polícia reforça que as mulheres vítimas de qualquer tipo de violência doméstica devem registrar queixa para que investigações sejam iniciadas e para que os agressões sejam punidos.

No ano passado, 72 mulheres foram vítimas de feminicídio. O número foi menor do que em 2021, quando 87 casos foram somados pela polícia.

Apesar da redução no acumulado do ano, o mês de dezembro é um alerta para a violência contra a mulher. Ao todo,oito casos de feminicídio foram registrados. Dois a mais do que em dezembro de 2021.

COMO PEDIR AJUDA

Para denúncias e informações, a Ouvidoria Estadual da Mulher atende gratuitamente pelo telefone 0800-281-8187. Em caso de emergência policial, a orientação é ligar para o 190.

Qualquer pessoa, como um vizinho, por exemplo, pode entrar em contato com a polícia caso perceba algum ato de violência.

Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher (DEAM)

- Recife (1° DEAM)
Praça do Campo Santo, s/n, Santo Amato - Recife
Tel. (81) 3184.3352

- Jaboatão dos Guararapes (2° DEAM)
Estrada da Batalha, s/n, Prazeres - Jaboatão dos Guararapes
Tel. (81) 3184-3445

- Petrolina (3° DEAM)
Rua Castro Alves, 57, Centro - Petrolina
Tel. (87) 3866-6625

- Caruaru (4° DEAM)
Av. Portugal, n° 155, Universitário - Caruaru
(81) 3719-9106

- Paulista (5° DEAM)
Rua do Cajueiro, s/n, Praça Frederico Lundgren, Centro - Paulista
(81) 3184-7072

- Olinda
Avenida Governador Carlos de Lima Cavalcanti, 2405, Casa Caiada - Olinda

 

Últimas notícias