O delegado federal Antônio de Pádua Vieira tomou posse, na tarde desta quarta-feira (15), como superintendente regional da Polícia Federal em Pernambuco. A cerimônia, na sede do Tribunal Regional Federal da 5ª Região, na área central do Recife, contou com a presença de autoridades de todo o Estado, além do diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Augusto Passos.
Antônio de Pádua reforçou que a nova gestão focará ainda mais no combate à corrupção, aos crimes ambientais e também os cibernéticos.
"A marca da Polícia Federal é o combate à corrupção. Vamos continuar realizando esse trabalho de combate à corrupção no Estado. Vamos fortalecer, inclusive, com a chegada de mais um delegado para compor a equipe. Mas uma das prioridades também é o meio ambiente. Estamos reforçando a delegacia de combate aos crimes contra o meio ambiente, inclusive com novas instalações de um posto em Fernando de Noronha", destacou.
O diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Augusto Passos, citou que o combate ao tráfico de drogas em Pernambuco também será fortalecido. "Aqui seguiremos firmes no enfrentamento às drogas. Aqui já há um projeto histórico de erradicação do plantio de maconha", disse.
Conforme revelado em entrevista à Rádio Jornal nessa terça-feira (14), Antônio de Pádua disse que o prédio-sede da Polícia Federal no Bairro do Recife será demolido, nos próximos meses, para a construção de um novo.
Pádua substituiu o também delegado federal Daniel Grangeiro de Souza, que estava no cargo desde maio de 2021. Grangeiro acompanhou a cerimônia.
Também estiveram presentes o prefeito do Recife, João Campos; a secretária de Defesa Social em Pernambuco, Carla Patrícia Cunha; o presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, Álvaro Porto; o segundo vice-presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco, Frederico Ricardo de Almeida Neves; e o corregedor Regional do Tribunal Regional Federal da 5ª Região, desembargador Élio Siqueira. O diretor de Redação do Jornal do Commercio, Laurindo Ferreira, também acompanhou a cerimônia.
Antônio de Pádua foi secretário de Defesa Social (SDS) no Estado, entre 30 de junho de 2017 e 04 de junho de 2021, no governo Paulo Câmara. Antes, havia ocupado o cargo de corregedor-geral da mesma pasta.
Pádua chegou ao comando da SDS num momento bastante complicado em relação à violência. Em 2017, houve recorde histórico de assassinatos em Pernambuco.
O delegado federal conduziu mudanças estratégicas no programa Pacto pela Vida que contribuíram com a redução dos assassinatos nos dois anos seguintes.
Pernambucano, Antônio de Pádua é bacharel em direito pela Universidade Federal de Pernambuco desde 2002. Ele já integrou o Ministério Público de Pernambuco, como Oficial de Promotoria, entre os anos de 2000 e 2003.
Em 2003, Pádua assumiu o cargo de delegado da Polícia Federal. Na corporação, exerceu a chefia da Delegacia de Entorpecentes, Coordenadoria de Operações de Erradicação de Maconha no interior do Estado; Chefia do Setor de Inteligência da Policia Federal; Chefia da Delegacia de Imigração em Pernambuco, Chefia da Delegacia de Policia Marítima.
Ele foi o delegado federal responsável pelas investigações do acidente com a aeronave LET-410, da Noar Linhas Aéreas, que caiu em um terreno na Avenida Boa Viagem, Zona Sul do Recife, em 13 de julho de 2011. Na queda, 14 passageiros e os dois tripulantes morreram.
Pádua também esteve à frente da Coordenadoria Regional Adjunta de Segurança para Copa das Confederações em 2013; Coordenadoria Regional Adjunta de Segurança para Copa do Mundo em 2014; Coordenadoria da Comissão Estadual de Segurança Pública nos Portos e Vias Navegáveis em Pernambuco.