CÁRCERE PRIVADO: 79 idosos foram resgatados em Pernambuco, após denúncias, em 2022

Nessa semana, a Polícia Civil encontrou idosa de 94 anos trancada em um quarto de motel em Olinda, no Grande Recife. O filho dela foi preso
Raphael Guerra
Publicado em 22/03/2023 às 12:02
Idosa de 94 anos vivia em situação desumana no quarto de um motel em Olinda Foto: PCPE/DIVULGAÇÃO


O caso da idosa de 94 anos encontrada vivendo em cárcere privado no quarto de um motel em Olinda, no Grande Recife, não é isolado. Dados da Secretaria Executiva de Direitos Humanos de Pernambuco revelam que 79 pessoas acima dos 60 anos foram descobertas na mesma situação em 2022.

A Polícia Civil de Pernambuco conseguiu identificar a idosa que sofria maus-tratos e estava trancada no quarto de motel havia três anos graças a uma denúncia. Ela foi encontrada, na última quinta-feira (16), sem roupas e enrolada em um lençol. No pequeno espaço onde vivia, lixo e restos de alimentos estavam espalhados por toda a parte.

O filho da idosa, de 56 anos, foi preso em flagrante. Segundo as investigações, a vítima tinha renda mensal de aproximadamente R$ 15 mil. Também era proprietária de um Chalé em Aldeia, em Camaragibe, e de dois apartamentos no Recife. O filho tinha curatela provisória e, por isso, recebia os benefícios. 

O Centro Integrado de Atenção e Prevenção à Violência Contra Pessoa Idosa (CIAPPI) enviou ofício ao Conselho do Idoso de Olinda pedindo mais informações acerca do caso da idosa. O objetivo do programa é colher  informações necessárias para que a vítima receba o acompanhamento, de escuta humanizada, orientação psicossocial e jurídica, se necessário.

CÁRCERE PRIVADO DE IDOSOS EM PERNAMBUCO

“Só no último ano, foram 5404 ocorrências de idosos atendidos pelo CIAPPI no Estado, sendo 79 casos de pessoas que estavam em cárcere privado. Com as informações, solicitadas no ofício, será possível acompanhar a vítima em todo curso do processo de acolhimento e garantia dos seus direitos”, explicou Jayme Asfora, secretário executivo de Direitos Humanos do Estado.

O CIAPPI é parte do conjunto de programas que integram a política pública de proteção e promoção dos direitos humanos de Pernambuco.

O serviço é responsável por receber, acolher, encaminhar para rede e acompanhar todas as demandas relacionadas à violação dos direitos humanos da pessoa idosa por meio do trabalho de uma equipe multidisciplinar, com atendimento especializado, além de uma escuta qualificada e humanizada.

Além de orientação psicossocial e jurídica, o projeto é responsável pelo encaminhamento do caso à rede de promoção e defesa dos direitos da pessoa idosa.

COMO DENUNCIAR VIOLÊNCIA CONTRA IDOSOS EM PERNAMBUCO

Para denunciar algum caso de violação de direitos humanos de pessoas idosas, o contato pode ser feito por meio da Ouvidoria do Estado: (81) 98494-1749, pelo Disque 100, ou ligando diretamente para o Centro Integrado de Atenção e Prevenção à Violência Contra Pessoa Idosa (CIAPPI), 3182-7649.

TAGS
Coluna ronda jc raphael guerra idosos
Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory