A Polícia Federal (PF), em parceria com a Marinha do Brasil, realizou a maior apreensão da droga já registrada no mar brasileiro nessa terça-feira (19).
Ao todo, foram apreendidas 3,62 toneladas de cocaína nesta terça-feira (19), no litoral de Pernambuco. A ação faz parte da Operação “Ágata Nordeste”, que combate os crimes transfronteiriços e ambientais.
O feito chegou, inclusive a ser celebrado pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, nas redes sociais.
"Grande êxito da parceria entre Polícia Federal e Marinha, a quem agradeço a excelência do trabalho, assim como das demais Forças participantes da operação Ágata", escreveu o ministro.
"Prejuízo da organização criminosa é de aproximadamente R$ 500 milhões", completou.
DROGA IRIA PARA A ÁFRICA
De acordo com a Marinha, o navio-patrulha de 500 toneladas abordou a embarcação PALMARES 1, onde a droga foi encontrada, e que tinha como destino a África.
Havia cinco tripulantes a bordo, que foram presos em flagrante por tráfico internacional de drogas e associação para o tráfico. As penas pelos crimes podem chegar a 35 anos de reclusão, conforme a Polícia Federal.
A embarcação foi rebocada pelo navio-patrulha para o Porto do Recife. A ação ocorreu a 18 milhas náuticas do Recife, aproximadamente 33 quilômetros.
TRÁFICO INTERNACIONAL
Após a interceptação, o barco foi rebocado para o Porto do Recife. A droga foi encaminhada para a Superintendência Regional da Polícia Federal em Pernambuco.
Segundo a Polícia Federal, os cinco tripulantes foram autuados em flagrante por tráfico internacional de drogas e associação para o tráfico. A pena para esses crimes pode chegar a 35 anos de prisão.