Notícias sobre segurança pública em Pernambuco, por Raphael Guerra

Segurança

Por Raphael Guerra e equipe
CONCURSO PM

Concurso da Polícia Militar de Pernambuco terá mudanças na avaliação psicológica; entenda

Candidato que apresentar algum comportamento que chame a atenção durante curso de formação passará por reavaliação mental

Cadastrado por

Raphael Guerra

Publicado em 15/12/2023 às 14:10 | Atualizado em 16/12/2023 às 10:58
Ingresso de novos policiais militares para diminuir o déficit histórico em Pernambuco - WELINGTON LIMA/JC IMAGEM

As inscrições para o concurso da Polícia Militar de Pernambuco e Corpo de Bombeiros Militar se encerram neste domingo (17). Em contagem regressiva, os candidatos agora se preparam para as provas objetivas, com redação, e avaliações médica, física e psicológica. 

O chefe do Núcleo de Saúde Mental da Polícia Militar de Pernambuco, capitão Gilvan Marcos Silva, afirmou que os testes psicológicos - de caráter eliminatório - terão mudanças a partir deste novo concurso.

"Nós observamos que policiais recém-formados já vêm com transtornos mentais. Na realidade, a sociedade está adoecida, e o policial já vem adoecido também. É claro que o estresse por causa da rotina de trabalho também afeta", disse. 

"Identificamos que nos concursos anteriores havia brechas, por isso agora vamos fazer uma testagem mais centrada, mais detalhada, para filtrar melhor possíveis patologias. Vamos investigar a personalidade, os transtornos dos candidatos", completou.

REAVALIAÇÃO NO CURSO DE FORMAÇÃO

O comandante geral da Polícia Militar, coronel Tibério César dos Santos, revelou à coluna Segurança outra novidade. "Durante o curso de formação, o candidato que apresentar algum comportamento que chame a atenção, em relação à saúde mental, passará por reavaliação psicológica."

SAÚDE MENTAL NO FOCO

O tema saúde mental ganhou mais atenção da Polícia Militar de Pernambuco ao longo de 2023, após o caso do soldado Guilherme Santana Ramos de Barros, de 27 anos, que matou a tiros a companheira, Cláudia Gleice da Silva, 33, atirou em quatro colegas de farda no 19º Batalhão, no Recife, e depois se matou. Dois PMs morreram e dois ficaram feridos. O episódio foi em 20 de dezembro do ano passado. 

Estatísticas obtidas pela coluna Segurança, por meio da Lei de Acesso à Informação (LAI), revelam que a Polícia Militar de Pernambuco somou 1.920 afastamentos por saúde mental ao longo de 2022. A média diária é de cinco dispensas ou licenças médicas.

- Thiago Lucas/ Design SJCC

AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA

Ao todo, serão 2,4 mil vagas para soldados e 300 para o posto de 2º tenente da Polícia Militar. No Corpo de Bombeiro Militar, estão abertas 600 vagas para soldado e 60 para posto de 2º tenente. As provas estão previstas para janeiro de 2024. 

A avaliação psicologia será realizada para todos os cargos, no Recife. 

Conforme pontuado em edital, o teste será realizado "mediante o emprego de um conjunto de procedimentos científicos, que permite identificar aspectos psicológicos do candidato compatíveis com as atribuições/perfil do cargo, em conformidade com a legislação do Conselho Federal de Psicologia". 

A avaliação psicológica será realizada por psicólogos registrados no Conselho Regional de Psicologia. Haverá: uma entrevista individual e um questionário social, além de dois instrumentos psicológicos de personalidade, um instrumento de inteligência geral, um instrumento de testagem de atenção.

O edital pontua que a inaptidão na avaliação psicológica "não pressupõe a existência de transtornos mentais. Indica, tão somente, que o avaliado não atendeu, à época dos exames, aos parâmetros exigidos para o exercício das funções do cargo pretendido na Polícia Militar de Pernambuco".

Caso o candidato tenha sido considerado apto, por meio de avaliação psicológica, para um cargo específico de provimento em concurso público e processo seletivo, essa avaliação não terá validade para este certame.

Leia Também

CARACTERÍSTICAS INCOMPATÍVEIS PARA SOLDADO DA POLÍCIA MILITAR:

Baixo fator de inteligência geral;

Descontrole emocional;

Agressividade muito diminuída ou agressividade aumentada insegurança ou vulnerabilidade;

Rigidez intelectual e emocional;

Baixa capacidade de resiliência com assertividade diminuída;

Ausência de habilidades sociais;

Distúrbio acentuado da energia vital de forma a comprometer a capacidade para ação com depressão ou elação acentuadas;

Instabilidade de conduta (com indicadores de conflito intrapsíquico que possa refletir um comportamento inconstante e imprevisível);

Ansiedade aumentada;

Inescrupulosidade;

Impulsividade;

Dificuldade de manter a motivação e a iniciativa;

Baixa capacidade de regulação da atenção;

Sinais fóbicos.

Tags

Autor

Veja também

Webstories

últimas

VER MAIS