SEGURANÇA

Carnaval do Recife e Olinda terá reconhecimento facial e câmeras corporais na PM

Declaração foi dada pelo secretário Alessandro Carvalho, logo após a posse do novo comandante geral da Polícia Militar, coronel Ivanildo Torres

Imagem do autor
Cadastrado por

Raphael Guerra

Publicado em 26/01/2024 às 14:58 | Atualizado em 26/01/2024 às 19:06
Notícia
X

Para tentar minimizar a falta de câmeras nas ruas, a Secretaria de Defesa Social (SDS) decidiu usar, durante o Carnaval, as 187 câmeras corporais adquiridas para a Polícia militar de Pernambuco. A informação foi divulgada pelo secretário Alessandro Carvalho, nesta sexta-feira (26), após a cerimônia de posse do novo comandante geral da PM, coronel Ivanildo Torres.

Segundo Carvalho, apesar do fim do contrato para uso das câmeras nas ruas desde dezembro de 2023, não haverá prejuízo em relação à segurança durante os dias de folia.

"As câmeras corporais do 17º Batalhão, que estão em fase de projeto-piloto, serão utilizadas em cada patrulha que estiver no Carnaval. Começaremos pelo Galo da Madrugada com uma bodycam por patrulha lançada. Estamos estudando, junto com o setor de tecnologia, quantas poderão ser usadas ao mesmo tempo pelos policiais que estarão nos polos de folia", disse. 

Os policiais do 17º Batalhão, que atuam nos municípios de Paulista e Abreu e Lima, estão usando as bodycams desde setembro de 2023. Além de imagens, os equipamentos também gravam sons e fazem o envio em tempo real para uma central. 

A promessa é de ampliação para outras unidades operacionais, quando recursos do Ministério da Justiça e Segurança Pública forem enviados ao Estado. 

Em relação à volta das câmeras nas ruas, o secretário argumentou que o chamamento público aberto no final de dezembro só contou com uma empresa apresentando cotação de preço. "É uma exigência é legal que nós tenhamos mais de uma cotação, então isso está sendo buscado", disse, sem dar previsão de quando novos equipamentos serão adquiridos e instalados nos locais de maior criminalidade. 

SDS/DIVULGAÇÃO
PMs do 17º Batalhão estão usando bodycams desde setembro de 2023 - SDS/DIVULGAÇÃO

RECONHECIMENTO FACIAL

Pela primeira vez, o esquema de segurança para a folia também deve contar com equipamentos de reconhecimento facial. 

"Nós faremos o fechamento do Recife Antigo. A Ponte Giratória já está fechada (em obras). Então, nas outras três pontes, nós teremos controle de acesso das pessoas com câmeras de reconhecimento facial cruzando com os dados do Banco Nacional de Mandatos de Prisão. Isso ocorrerá também no Sítio Histórico de Olinda", afirmou o secretário estadual. 

Alessandro Carvalho disse que os equipamentos foram adquiridos em 2019, por meio de recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública, mas somente há cerca de um mês chegaram ao Estado. "São dois kits que serão utilizados para controle do acesso ao Carnaval. O Banco Nacional de Mandados de Prisão não conta com fotografias, mas estamos construindo, alimentando um banco, para ajudar nessa identificação", explicou. 

Por fim, Carvalho argumentou que serão utilizados helicópteros, drones e plataforma elevada para ajudar na segurança. Imagens de câmeras das prefeituras do Recife e de Olinda também serão visualizadas no Centro Integrado de Operações de Defesa Social.  

POSSE DO NOVO COMANDANTE DA POLÍCIA MILITAR

MIVA FILHO/SECOM
Cerimônia de posse do novo comandante geral da Polícia Militar de Pernambuco, coronel Ivanildo Torres (dir.) - MIVA FILHO/SECOM

A cerimônia de posse do novo comandante geral da Polícia Militar de Pernambuco, coronel Ivanildo Torres, aconteceu na manhã desta sexta-feira, no Quartel do Derby. A governadora Raquel Lyra participou da solenidade. 

"Nosso time vem trabalhando desde o início do ano passado, de maneira incansável, para garantir o fortalecimento das nossas forças operacionais de polícia, para permitir que Pernambuco volte a ser um Estado mais seguro", declarou. 

Durante um discurso emocionado, o novo comandante destacou que trabalhará para toda a sociedade, sem distinção, inclusive para pessoas LGBTQIA+, negros e mulheres vítimas de violência. 

Disse também que a saúde mental da tropa é uma das prioridades da gestão. "Precisamos cuidar um dos outros. Eu cuidarei de vocês, vocês cuidarão de mim. Me vejo como um Davi diante de um Golias. Mas não temerei."

O coronel Ivanildo Torres substituiu Tibério César dos Santos, que estava à frente da tropa desde janeiro de 2023. 

O novo comandante ingressou na PMPE em 1995. Ele possui graduações no Curso de Formação de Oficiais pela Academia de Polícia Militar de Paudalho, bacharelado em Direito e licenciatura em Filosofia, além de pós-graduação em Capacitação Pedagógica, Gestão em Segurança Pública, Planejamento Organizacional e Gerenciamento de Desastres e Emergências. É especialista na área de Gerenciamento de Crise e Desastre.

TROCA DE COMANDANTES NOS BATALHÕES?

Questionado pelo JC se haverá troca de comandantes de batalhões, o novo comandante reforçou que isso será avaliado. 

"Isso é muito natural dentro do processo de planejamento. Nós primeiro fazemos o planejamento com a diretorias. A depender da situação, a gente com certeza, se for necessário, faremos", disse. 

Tags

Autor