Um homem de 53 anos foi morto a tiros no Engenho São Bento, localizado no município de Itambé, Mata Norte de Pernambuco. Segundo moradores da comunidade, o agricultor Edivaldo Pereira dos Santos estava saindo da residência que morava para ir ao trabalho, por volta das 5h40 dessa sexta-feira (23), quando seis homens encapuzados teriam chegado de moto e efetuado diversos disparos contra ele.
Por nota, a Polícia Civil de Pernambuco (PCPE) informou que registrou, no dia 23 de fevereiro, por meio da Delegacia de Itambé, um homicídio consumado na zona rural da cidade. "A vítima, um homem de 53 anos, foi encontrada sem vida, ao lado de um trator, com várias lesões provocadas por arma de fogo", diz o comunicado. A PCPE também afirmou que as investigações foram iniciadas e seguirão até a completa elucidação dos fatos.
DISPUTA DE TERRA?
A Comissão Pastoral da Terra (CPT) e a Federação dos Trabalhadores e das Trabalhadoras na Agricultura de Pernambuco (Fetape) se pronunciaram prestando solidariedade à família e à comunidade. Embora afirmem que a localidade se trata de uma área de conflito agrário, ainda não há informações suficientes para relacionar o crime ocorrido com o litígio possessório no Engenho São Bento.
As organizações sociais estão cobrando "uma investigação séria e isenta por parte dos órgãos do Estado, independentemente do caso ter relação com o conflito agrário ou não. Além disso, pedem que o governo de Pernambuco adote medidas preventivas para monitorar e preservar a segurança da comunidade enquanto a investigação se desenvolver".