GUERRA DO TRÁFICO

Adolescente atirou em crianças para vingar morte de bebê em Itamaracá, diz PM

Suspeito de 17 anos foi apreendido e confessou participação no assassinato de um menino de 10 anos, na semana passada. Dois irmãos da vítima também foram baleados

Imagem do autor
Cadastrado por

Raphael Guerra

Publicado em 27/02/2024 às 15:35 | Atualizado em 27/02/2024 às 15:46
Notícia
X

Um adolescente de 17 anos, apreendido pela Polícia Militar na noite da segunda-feira (26), confessou que fazia parte do grupo que atirou em três crianças - uma delas morreu - em Itamaracá, no Litoral Norte de Pernambuco. Segundo o depoimento, o ataque foi motivado por vingança pelo assassinato de um bebê de 9 meses, cinco dias antes.

"O menor (adolescente) foi localizado num matagal. Inicialmente ele negou participação. Mas, chegando na delegacia, ele confessou não só a participação direta no homicídio, mas também citou outros autores da ação. Há uma guerra entre duas facções que estão brigando pelo domínio do tráfico na localidade. Ele contou que teria matado a criança e ferido as outras por vingança por causa da morte do bebê", disse o major Davidson Michel, comandante do Batalhão de Polícia da Rádio Patrulha (BPRp), em entrevista à TV Jornal.

No dia 17 de fevereiro, o bebê Gael Lourenço França do Carmo, de nove meses, foi assassinado a tiros. Já na última quinta-feira (22), três crianças foram baleadas dentro de casa. Uma delas, Jackson Kovalick Dantas Silva, de 10 anos, morreu. 

Além do adolescente, um adulto de 27 anos foi capturado pela Polícia Militar no bairro do Pilar. Ele estava com um revólver calibre 38 e cinco munições, sendo uma deflagrada.

Na delegacia, o suspeito foi autuado em flagrante por posse ilegal de arma de fogo, corrupção de menores e receptação culposa (este último crime porque ele estava de posse de um celular com queixa de roubo). 

Em nota, a Polícia Civil de Pernambuco confirmou que o adolescente confessou o ato infracional. "Não é possível fornecer mais detalhes até a conclusão do inquérito policial", disse o texto. 

GUERRA DO TRÁFICO

De acordo com o delegado Gilmar Rodrigues, as ordens para os crimes recentes em Itamaracá teriam sido dadas de dentro de presídios do Estado

"Os integrantes dos grupos recebem as ordens e cumprem. A gente pode afirmar que há áreas que estão sob conflito de liderança", afirmou, na última segunda-feira.

A Trem Bala é uma das facções que atuam na Itamaracá, segundo as investigações. O grupo criminoso, que tem base na praia de Porto de Galinhas, Litoral Sul de Pernambuco, é conhecido por agir com violência extrema contra rivais. Os integrantes sequestram, torturam e enterram as vítimas em mangues.

A Trem Bala tem ligação com as maiores facções do País, a exemplo do Comando Vermelho e Primeiro Comando da Capital (PCC).

 

Tags

Autor