PELO FIM DA VIOLÊNCIA

Em memória às vítimas de feminicídio, praia de Boa Viagem recebe 100 bancos vermelhos

Mobilização acontece nesta sexta-feira (8), Dia Internacional da Mulher

Imagem do autor
Cadastrado por

Raphael Guerra

Publicado em 08/03/2024 às 13:21
Notícia
X

No Dia Internacional da Mulher, celebrado nesta sexta-feira (8), uma intervenção urbana na praia de Boa Viagem, Zona Sul do Recife, chamou a atenção dos banhistas, pedestres e turistas. Foram colocados 100 bancos vermelhos, na faixa de areia, na altura da Padaria Boa Viagem, em memória às vítimas de feminicídio em Pernambuco.

Em cada um dos bancos, havia o nome de uma mulher que foi morta nos últimos anos. O manifesto de conscientização e combate ao feminicídio e à violência contra a mulher foi uma iniciativa do Instituto Banco Vermelho. 

Em Pernambuco, 81 mulheres foram vítimas de feminicídio em 2023. Houve aumento de 12,5% em relação ao ano anterior, quando 72 casos foram somados pela polícia. Os dados são da Secretaria de Defesa Social (SDS). 

INSPIRAÇÃO INTERNACIONAL

A inspiração para a iniciativa dos bancos vermelhos vem da intervenção realizada na Cidade do México, batizada de "Zapatos Rojos". O protesto foi idealizado por uma artista plástica que perdeu sua irmã para o feminicídio e consiste na colocação de centenas de sapatos vermelhos em uma praça localizada no coração da Cidade do México.

"Sabemos que o enfrentamento é diário. Infelizmente, o Brasil vive um momento de grande escalada da violência contra a mulher. Mas acreditamos na mudança deste cenário por meio de iniciativas sociais educativas, medidas preventivas para a segurança das mulheres e da implantação de políticas públicas com foco no feminicídio zero", disse Andrea Rodrigues, presidente do Instituto Banco Vermelho.

 

Tags

Autor