Roubos de veículos no Recife cresceram 19,2% somente em outubro
Ao menos três casos recentes foram registrados por câmeras e tiveram repercussão nas redes sociais. Bairro de Boa Viagem lidera em ocorrências
Os motoristas que passam pelas ruas e avenidas do Recife, sobretudo no momento em que estacionam os veículos, precisam redobrar os cuidados. Pelo segundo mês consecutivo, esse tipo de crime voltou a crescer e, até mesmo à luz do dia, condutores estão sendo vítimas da violência.
De acordo com a Secretaria de Defesa Social (SDS), 310 queixas foram registradas na capital pernambucana somente no último mês de outubro. Foram 50 casos a mais em comparação com o mesmo período do ano passado.
A violência contra os condutores de veículos voltou a ser comentada com mais força nos últimos dias após ao menos três imagens de crimes viralizarem nas redes sociais.
Na última segunda-feira (11), um idoso de 65 anos foi surpreendido ao estacionar em frente a uma escola no bairro de Boa Viagem, na Zona Sul do Recife. Ao sair de veículo para pegar a neta, de 11 meses, que estava no banco de trás, dois criminosos saíram de outro carro, de cor prata, e anunciaram o assalto.
A vítima conseguiu tirar a neta do banco, enquanto os assaltantes entravam no veículo para levá-lo. O crime aconteceu por volta das 11h, na Rua Coronel Anízio Rodrigues. Uma queixa foi registrada na Delegacia de Boa Viagem, mas os suspeitos ainda não foram localizados e presos.
Só em outubro, o crescimento dos crimes de roubo veículo cresceram 19,2%. Mas o aumento já vinha sendo observado pela polícia em setembro. Segundo as estatísticas da SDS, 325 queixas foram somadas naquele mês. No mesmo período do ano passado, foram 267.
BOA VIAGEM LIDERA EM ROUBOS DE VEÍCULOS
Segundo a polícia, Boa Viagem é o bairro onde ocorrem mais roubos de veículos no Estado. Isso ocorre por causa da maior quantidade de rotas de fuga, sobretudo quando há perseguição policial.
A Polícia Civil de Pernambuco declarou, em nota, que a Delegacia de Boa Viagem está investigando os casos e realizando as diligências necessárias.
"Um dos autores do crime foi identificado pela polícia, que encaminhou pedido de prisão cautelar ao Judiciário", disse.
Já a Polícia Militar afirmou que estenderá a área de atuação do programa Koban para reforçar o policiamento comunitário na região de Boa Viagem.
Atualmente, o policiamento é feito por viaturas ordinárias lançadas 24 horas por dia e trio de motopatrulhamento.
"A região também conta com ações de reforço, que realizam o lançamento de policiais militares nas modalidades a pé, ciclopatrulha e guarnições a duas e quatro rodas, além do apoio do BPChoque e do BPTran", argumentou a corporação.