Detentos do Presídio de Igarassu davam ordens para homicídios e tráfico de drogas
Operação desarticulou grupo com forte atuação no Grande Recife. Crimes foram descobertos após a apreensão de dois celulares em unidade prisional
A Polícia Civil desarticulou um grupo criminoso liderado de dentro do Presídio de Igarassu, no Grande Recife, atualmente o mais superlotado e precário do Estado. Ordens para crimes como homicídios e tráfico de drogas e armas de fogo eram repassadas por meio de celulares, apesar da prática ser proibida nas unidades prisionais.
Nesta sexta-feira (27), a Operação Desconexão cumpriu 15 mandados de prisão temporária expedidos pela Justiça contra os suspeitos de integrar o grupo, que tem forte atuação no Grande Recife e em alguns municípios do interior, a exemplo de Carpina, na Mata Norte. Outro suspeito também foi preso em flagrante.
A investigação começou em abril deste ano. "Houve a apreensão de dois celulares no Presídio de Igarassu. Com o acesso ao conteúdo (mensagens de WhatsApp), descobrimos que a prática de associação para o tráfico, comércio de armas de fogo, crimes contra a vida e crimes patrimoniais", disse o delegado João Carlos Oliveira, do Departamento de Repressão ao Narcotráfico (Denarc).
"Homicídios também eram encomendados, por causa da disputa por territórios", completou Oliveira. O número de mortes atribuída ao grupo não foi informado.
Segundo ele, o grupo contava com três núcleos: executor, responsável pela prática do tráfico; financeiro, que cuidava do recebimento de dinheiro e de pagamentos aos fornecedores; e o logístico, com a participação de motoristas de aplicativo, que transportavam as drogas vendidas pelo grupo.
Os nomes dos presos não foram informados oficialmente pela Polícia Civil.
MANDADOS CUMPRIDOS EM PRESÍDIOS
Dos 15 mandados de prisão, três foram cumpridos em unidades prisionais do Estado: um no Presídio de Itaquitinga 2, um em Igarassu e outro no Centro de Observação Criminológica e Triagem (Cotel), em Abreu e Lima.
Um mandado de prisão também foi cumprido no município de Santa Rita, na Paraíba.