Patentes no mundo versam sobre o controle do tráfego

Leia a coluna social de sábado do seu Jornal do Commercio
Mirella Martins
Publicado em 06/05/2023 às 0:00
A expectativa é de que não haja mais retenções de tráfego nem na saída para o feriadão, na sexta-feira (28/4), nem no retorno, no dia 1º de maio Foto: GUGA MATOS/JC IMAGEM


Um em cada 22 depósitos de patente existentes no mundo - voltados a sistemas de controle do tráfego de veículos rodoviários - são de propriedade intelectual de fabricante brasileira de tecnologia em mobilidade.

Os dados referentes às patentes no setor de mobilidade urbana no Brasil integram o estudo "Controle de Tráfego em Cidades Inteligentes: um panorama dos depósitos de patente no Brasil e no Mundo", produzido e publicado pela Coordenação Geral de Estudos, Projetos e Disseminação da Informação Tecnológica do Instituto Nacional da Propriedade Industrial.

O estudo encontrou 1.440 documentos, que correspondem ao controle de tráfego urbano terrestre, em 10 categorias de diferentes modalidades. Destas, quatro são mais abrangentes em tráfego de veículos rodoviários e apenas uma específica.

Avanço

 "Os dados demonstram que o Brasil está avançando cada vez mais no desenvolvimento de sistemas de mobilidade urbana, contribuindo com o crescimento das cidades e com a redução de mortes no trânsito", explica o especialista em mobilidade, Guilherme Araújo.

Carlos Lima/DIVULGAÇÃO - entrega do Prêmio Mérito da Comunicação Jornalista Graça Araújo ao jornalista João Alberto Sobral, em prestigiada solenidade no Plenário da Câmara Municipal do Recife. O reconhecimento foi proposto pelo vereador Zé Neto, numa justa homenagem a um dos mais importantes profissionais de comunicação do Norte e Nordeste do país.

Meta da ONU

Ao todo, a empresa Velsis é responsável por 34 depósitos de patentes, sendo oito no Brasil e 26 em países como China, Estados Unidos, Peru, México, Europa, Colômbia, Canadá e Costa Rica.

Os investimentos em tecnologia para controle de tráfego contribuem para que o Brasil, bem como outros países, avancem para alcançar a meta da Organização Mundial da Saúde, que prevê a redução em 50% no número de mortes e lesões ocasionadas no trânsito até 2031. 

Dia das Mães

Mada Albuquerque faz seu Just Marché Dia das Mães na Casapronta, nos dias 10 e 11. O projeto reúne mulheres empreendedoras que apresentam coleções especiais de moda, bijuteria, arte, perfumaria, gastronomia, bem-estar e mesa posta. 

Plástica

O cirurgião plástico Hélder Medeiros participa da Jornada Pernambucana de Cirurgia Plástica que acontece neste fim de semana. Durante o evento serão realizadas cirurgias com transmissões ao vivo direto do bloco cirúrgico.

Luciana Izuka/DIVULGAÇÃO - Na campanha de Dia das Mães do RioMar, flagra de Luiza Possi, Denielly Halinski e Zizi Possi

Bom exemplo

Um bom exemplo é a capital baiana. Salvador, com o uso de tecnologia de monitoramento, conseguiu reduzir em 50% o número de mortes no trânsito nos últimos dez anos, saindo de 260 mortes ao ano para 130 mortes por ano.

ARQUIVO PESSOAL - O secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, Guilherme Cavalcanti, empossou na tarde desta quarta-feira (03/05) o advogado Delmiro Rodrigo Andrade da Cruz Gouveia como presidente do Porto do Recife

Aniversariantes

Sandra Norões, Ana Cláudia Moraes, Clóvis Corrêa Filho, Eduardo Catão, Helena Tavares, Raimundo Monteiro, Ângelo Fares e o cartunista Samuca.

TAGS
jornal do commercio social1 Coluna Social
Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory