Dados do Censo 2022, do IBGE, traz um cenário: 56% da população brasileira é formada por negros. Por conta da representatividade, o Data Stories, conteúdo mensal da Kantar Ibope Media, fez uma pesquisa sobre a presença negra nos espaços de mídia e publicidade.
Dados do Celebscore mostram que entre 317 celebridades pesquisadas, as mulheres negras têm pontuação acima da média da pesquisa. A cantora Iza, por exemplo, é a 5ª celebridade mais admirada e a 3ª no atributo Formadora de Opinião entre as 319 testadas. Já o Celebscore do ator Lázaro Ramos é 9% maior que a média das celebridades e ele ainda ocupa a 4ª posição na identificação com o segmento Universidades.
O protagonismo feminino representou avanços. Das 150 mulheres pesquisadas, 16 são negras. Nove delas – Camila Pitanga, Erika Januza, Iza, Jennifer Nascimento, Lucy Ramos, Pathy Dejesus, Rebecca Andrade. Sharon Menezzes e Taís Araújo - têm nota acima da média em 16 dos 25 atributos, incluindo Credibilidade, Formadoras de Opinião e Admiração.
Quando se trata da TV, a pesquisa mostra que ainda há um percurso para percorrer. Os negros ainda são minoria no jornalismo, tendo apenas 30% de representantes, segundo dados do Perfil do Jornalista Brasileiro em 2021.
A Arte Plural Galeria promove, no sábado, às 15h, mais uma Roda de Conversa.23, enfocando o processo criativo. Nesta edição participam os artistas Heron Martins, que assina a exposição “A natureza pinta”; Antonio Mendes e o curador da mostra, Raul Córdula.
Com 30 anos de fundação, a OOH Brasil (antiga PAD), empresa mineira com sede em SP, chegou ao Recife. A empresa, referências em mídia urbana no País, está no Estado sob o comando do publicitário Walter Lins Jr.
O deputado estadual Romero Albuquerque (UB) deu entrada em um Projeto de Lei para disciplinar o transporte particular de passageiros por aplicativo. “Assim como as empresas dispõem de normas para a sua própria proteção, inclusive na punição ao cancelamento de chamadas, é necessário que o usuário disponha de igual tratamento”, afirma o parlamentar.
De acordo com o texto, as empresas de transporte particular por aplicativo ficam obrigadas a disponibilizarem SAC por meio telefônico, 24h, mantendo o número em local de fácil visualização no seu site ou app. Além disso, durante todo o percurso contratado as empresas deverão disponibilizar link direto de reclamação e/ou sugestão sobre qualquer comportamento adverso do motorista conveniado.
Joseli Lacerda, Pedro Dias, Beta Becker, Luis Arsenio Tavares Filho, Eracléa Tavares de Melo, Lúcia Benício, Francisco Galvão Neto, Marilourdes Ferraz, Flávia Barbosa, Jane Mary Perez e Pedro Paulo da Silva e o jornalista Carlos Sinésio.