Fintechs tomam dianteira no universo da democratizaçaõ financeira

Leia a coluna social do seu Jornal do Commercio de domingo
Mirella Martins
Publicado em 02/07/2023 às 0:00
Nos últimos três anos, os planos privados perderam mais de três milhões de beneficiários no Brasil Foto: Foto: EBC


Guardar dinheiro e permitir transações financeiras online é o básico do que os clientes esperam quando escolhem uma instituição financeira. O grande diferencial está na oferta de uma experiência fluida e agradável, que, por sua vez, apoia-se fortemente na educação financeira dos usuários.

Segundo especialistas da Infobip, plataforma global de comunicação na nuvem, por meio de ferramentas que vão de chatbots automatizados à Inteligência Artificial, as chamadas fintechs, nativas do meio digital, tomam a dianteira nessa missão, desempenhando um papel fundamental na democratização de conhecimento financeiro útil para o dia a dia.

Gleyson Ramos/DIVULGAÇÃO - Gustavo Nascimento, Bel Nascimento e Carlos Ferreirinha, em palestra sobre decoração e luxo

Crescimento

E a expectativa é que a demanda siga crescendo: de acordo com dados da Akamai, no ano passado, 79% das pessoas afirmaram possuir contas em banco digital. Também em 2022, o estudo Raio-x do investidor, feito pela Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais, revelou que o número de brasileiros que investem em produtos financeiros passou de 31% em 2021, para 36%, o equivalente a 60 milhões de pessoas.

 

Dívida

Só aumentam os pedidos de recuperação judicial de empresas para renegociar dívidas, reduzir o saldo negativo e evitar fechar as portas. Só no primeiro trimestre deste ano, por exemplo, a Serasa Experian contabilizou aumento de 94,44% da insolvência de empresas brasileiras de grande porte. Principalmente por conta dos altos juros, dificuldade no acesso ao crédito e inadimplência elevada.

DAYVISON NUNES/JC IMAGEM - DAYVISON NUNES/JC IMAGEM Data: 13-06-2023 Assunto: SOCIEDADE - São João da Loja Josefinna, em Boa Viagem.

Dívida 2

Marcelo Carvalho, gestor das áreas de Recuperação de Crédito e Recuperação Judicial, acredita que essa postura demonstra o interesse das partes em renegociar as dívidas. Também serve de termômetro para mostrar o cenário do mercado e como empresas estão atuando para permanecerem de portas abertas e saldarem seus credores.

Dívida 3

Ele informou ainda que, no primeiro trimestre do ano, também se destacou o crescimento de pedidos de recuperação extrajudicial - disparou em 900%. “Esse passo que as empresas endividadas dão, rumo às contas, pode refletir não só no mercado, mas também na manutenção de empregos, geração de tributos aos cofres públicos e na oferta de produtos e serviços aos consumidores", avalia o advogado.

DAYVISON NUNES/JC IMAGEM - DAYVISON NUNES/JC IMAGEM Data: 13-06-2023 Assunto: SOCIEDADE - São João da Loja Josefinna, em Boa Viagem.

Jogo do Sport

O NE10, o sexto portal de notícia do Brasil, vai transmitir ao vivo, hoje, a partir das 18h, a partida Sport x Ceará para todo o Brasil. A transmissão será online e de graça para os torcedores. É só entrar no site e assistir.

Telhado

O padre Luciano Brito, da Paróquia das Graças, promove o Forróciano, no dia 15, no Clube Português. Contando com apoios, o evento vai arrecadar recursos para reparos no telhado da igreja.

O escolhido

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, nomeou o advogado André Luiz Caúla Reis como desembargador substituto para compor a Corte do TRE-PE. O advogado é filho da desembargadora do TJ-PE Helena Caúla, já falecida e do desembargador aposentado, Aquino de Farias Reis e irmão de César Caúla, ex-procurador-geral do Estado.


 

TAGS
jornal do commercio social1 Coluna Social
Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory