Guardar e-mails e outros dados digitais sem necessidade pode ser prejudicial ao meio ambiente. O lixo digital responde por 52% das informações armazenadas em todo o mundo, segundo a Veritas Technologies.
A empresa estima que 6,4 milhões de toneladas de dióxido de carbono foram lançadas na atmosfera em 2020 com o armazenamento de lixo digital, informações esquecidas e desconhecidas até mesmo pelos responsáveis por gerenciá-las. Se não houver mudança de hábitos, conforme a Veritas, a quantidade de dados armazenados no mundo vai aumentar mais de quatro vezes, de 33 Zettabytes (ZB) em 2018 para 175 ZB em 2025.
“Maus hábitos digitais, como guardar e-mails antigos, conversas de bate-papo e arquivos repetidos na nuvem, precisam ser repensados”, afirma o coordenador pedagógico do Movimento Circular, Edson Grandisoli.
Segundo ele, a mudança de hábitos é fundamental para reduzir o lixo digital e o consumo de energia necessária para manter esses dados sem utilidade disponíveis. Ao mesmo tempo em que a digitalização é consequência do desenvolvimento empresarial e tecnológico, seu gerenciamento racional também é parte da solução para a mudança climática, conforme Grandisoli.
Cida Pedrosa será a primeira escritora pernambucana a receber o Prêmio APCA - Associação Paulista de Críticos de Arte - na categoria Literatura, pelo livro “Araras Vermelhas”, seu mais recente trabalho que foi indicado e escolhido como Melhor Livro de Poesia de 2022. A entrega da premiação será na próxima segunda, às 20h, no Teatro Sergio Cardoso, em São Paulo.
O Bonaparte do Aeroporto do Recife entrou para o time de estabelecimentos vinculados ao programa de Dragon Pass, destinado a usuários do cartão Visa Airport Companion. Tem menu especial com três etapas em mesas amplas e monitoramento exclusivo dos voos.
Segundo o IBGE, na Pesquisa Mensal de Serviços de maio de 2023, com dados para Pernambuco, o estado teve um aumento de 3% no volume de serviços, superior à média nacional (0,9%). Já o índice de volume de atividades turísticas em Pernambuco subiu 5,2% em maio na comparação com abril, de acordo com a PMC. Mesmo na baixa temporada, este foi o segundo melhor resultado do País.
Rodolfo Tourinho, Ricardo Di Cavalcanti, Isabel Almeida, Maria do Carmo Sobral, Hélio Sena, Fernando Paiva, Paulo Miranda, Lourdinha Meireles, Maria do Carmo Comber, Wagner Maciel, Patrícia Manguinho, Paulo Fernando Oliveira, Ricardo Di Cavalcanti e Zilma Bandeira de Melo.
Prêmio 2
O “Araras Vermelhas” é um longo poema que conta a história da Guerrilha do Araguaia, movimento de resistência à Ditadura Militar organizado pelo Partido Comunista do Brasil (PCdoB), nas décadas de 1960 e 70. O prêmio APCA chega como mais um reconhecimento a trajetória desta poeta que tem mais de 40 anos de carreira, 11 livros publicados e prepara novos lançamentos.
Aeroporto
Volume
Aniversariantes