Tecnologia e Inovação, com Guilherme Ravache

Tecnologia e Inovação

Por Guilherme Ravache
gravache@gmail.com
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

China usa IA e contas falsas para semear divisão nos EUA, diz Microsoft

Segundo o relatório, a suposta tentativa de manipulação de opinião da China está surtindo poucos efeitos nos EUA

Cadastrado por

Túlio Feitosa

Publicado em 08/04/2024 às 11:00 | Atualizado em 08/04/2024 às 16:21
Código fonte sendo acessado a partir de um computador do tipo iMac, da Apple - PIXABAY

Segundo um relatório publicado pela Microsoft na última semana, a China está dobrando seus esforços para influenciar o cenário político global, utilizando inteligência artificial (IA) e contas falsas em redes sociais para semear divisão nos Estados Unidos e em outros países.

De acordo com a análise, o objetivo principal seria influenciar o resultado das eleições presidenciais de novembro nos EUA em favor da China, além de promover seus interesses em todo o mundo.

O relatório Clint Watts, responsável pela unidade de análise de ameaças da gigante tecnológica americana, revela que a China:

"A China usa contas falsas nas redes sociais para sondar os eleitores sobre o que mais os divide, a fim de semear a discórdia e, possivelmente, influenciar o resultado das eleições presidenciais de novembro nos Estados Unidos em seu favor", explica Watts. "Também aumentou o uso de conteúdo gerado pela IA para promover seus objetivos em todo o mundo."

Embora o relatório aponte que há poucos indícios de que essas tentativas de manipulação da opinião pública estejam conseguindo o efeito desejado pela China, a empresa alerta que eleições importantes em todo o mundo, como na Índia e Coreia do Sul, podem ser alvos de operações de influência semelhantes.

Além da China, o relatório também destaca que a Coreia do Norte está usando IA para roubar criptomoedas, perturbar cadeias de abastecimento e aumentar a eficácia da inteligência militar.

Recomendações da Microsoft

O relatório também trabalhou com formas de combater esse tipo de prática feita por IAs:

A intensificação do uso de IA e contas falsas por parte da China para influenciar o cenário político global é uma questão preocupante que exige atenção e medidas concretas por parte dos governos, empresas de tecnologia e da sociedade civil.

Fonte: AFP.

Leia Também

Tags

Autor

Veja também

Webstories

últimas

VER MAIS