Voo mais sete diárias em Las Vegas a R$ 1.290. Um pecado! Israel a R$ 2.999. Só rezando! Grécia a R$ 2.399. Dos deuses! E Punta Cana a R$ 999? Pra se esbaldar!
Os destinos são um sonho e os preços, uma pechincha. Com toda a demanda reprimida por semanas de isolamento social, a tentação é grande. Mas antes de ceder ao apelo, o Procon recomenda atenção para não cair em golpes.
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Para quem não teve a renda significativamente afetada por causa da pandemia da covid-19, a hora pode ser agora de garantir as férias pós-coronavírus por valores bem atrativos.
Companhias aéreas, agências de viagens, sites de hospedagem e mesmo hotéis estão oferecendo descontos que chegam a 50% do preço normal, muitos com opção de pagamento em 12 vezes e datas abertas para viajar até o segundo semestre de 2021.
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É o caso do Hotel Urbano, que oferece tarifas promocionais para viagens dentro e fora do País entre 1º de março e 30 de novembro de 2021. O cliente, no entanto, precisa ter muita flexibilidade para se adequar às regras promocionais, uma vez que o tour só é confirmado 30 dias antes do check-in.
Já a Azul Viagens lançou na última semana o Bilhete Viagem, que oferta pacotes de “praia” e “frio”, com hotel, aéreo e transfer, para estadas de quatro ou sete dias. Os destinos incluem praias do Nordeste, como Porto de Galinhas, Maceió, Porto Seguro, Natal, Fortaleza, Salvador e João Pessoa, e cidades do Sul do País, caso de Gramado, Curitiba e Foz do Iguaçu. Segundo a empresa, depois de adquirir o Bilhete Viagem, o cliente precisará decidir a data, o local e o hotel com, no mínimo, 40 dias do embarque e 60 dias em caso de feriados.
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A Latam também está com promoções de voos nacionais e internacionais para o segundo semestre de 2020, incluindo feriados, com possibilidade de alterar a data sem multas e diferenças tarifárias.
Em Fernando de Noronha, o Dolphin Hotel inspirou-se na iniciativa de restaurantes mundo afora e criou um voucher com até 50% de desconto sobre a tarifa média. O vale-diária adquirido agora poderá ser utilizado até junho de 2021, desde que a reserva seja feita até maio do ano que vem. A ideia é viabilizar algum capital de giro enquanto a ilha passa pela quarentena. “É uma nova forma de negociar a hotelaria. Foi a maneira criativa que encontramos para fazer caixa e tentar resolver o problema da insegurança do turista neste momento, algo ainda experimental, cuja aceitação estamos testando”, diz a diretora comercial, Fabiana Falcão de Sanctis. Os preços vão de R$ 599 a R$ 1.419 a diária com café da manhã para duas pessoas, dependendo da categoria da acomodação.
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PROCON PEDE CAUTELA
Antes de ceder ao apelo de ofertas tentadoras, principalmente de sites pouco conhecidos, é necessário ler com bastante atenção as condições do contrato. E isso só depois de conferir a idoneidade da empresa, se possui CNPJ, endereço real e telefone 0800 para atendimento ao cliente, além de fazer uma busca de reputação em serviços online como o ReclameAqui. A orientação é da secretária-executiva de Defesa do Consumidor de Pernambuco, Mariana Pontual, que alerta para possíveis golpes.
Valores muito abaixo do usual exigem cautela, para evitar prejuízo.<br><br>Mariana Pontual, secretária-executiva de Defesa do Consumidor de Pernambuco
Para Mariana, a compra de viagens internacionais neste momento é uma operação de risco. “Ainda não se sabe como estará de fato a malha aérea, que por muito tempo deve ficar ainda bastante reduzida, e se os países terão restrições para receber turistas de determinados locais”, pondera.
A dica é optar por viagens mais próximas, que possibilitem mudança de planos sem maiores transtornos, ou por vouchers que dão direito a usufruir de serviços sem data marcada.
Muitas empresas terão que adiantar as férias dos funcionários agora ou precisarão contar com eles depois para recuperar o tempo perdido. O consumidor deve saber se estará realmente livre para se arriscar a comprar um pacote para distâncias maiores e por longos períodosMariana Pontual, secretária-executiva de Defesa do Consumidor de Pernambuco
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Vale, portanto, redobrar a atenção com as condições de remarcação e cancelamento para evitar a velha máxima do barato que sai caro.
ATENDIMENTO E RECLAMAÇÕES
De 2 de março a 10 de abril, o Procon-PE recebeu por e-mail 149 denúncias em relação às empresas aéreas e agências de turismo. A lista é liderada por Gol, Decolar, Azul, TAP, CVC, Air Europa e TAM.
No caso das companhias de aviação, os fiscais da unidade do Aeroporto do Recife realizaram 180 intervenções, a maioria relativa a consumidores com voos cancelados e falta de assistências de hospedagem e alimentação por parte das empresas.
O Procon-PE lembra que está funcionando mesmo com as restrições impostas pela pandemia. Para denúncias, reclamações e dúvidas, o consumidor pode entrar em contato pelo call center (0800 282 1512), e-mail (denuncia@procon.pe.gov.br) e Whatsapp (3181-7000).
Já o posto de atendimento no aeroporto funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
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Valores muito abaixo do usual exigem cautela, para evitar prejuízo.<br><br>
Mariana Pontual, secretária-executiva de Defesa do Consumidor de PernambucoCitação
Muitas empresas terão que adiantar as férias dos funcionários agora ou precisarão contar com eles depois para recuperar o tempo perdido. O consumidor deve saber se estará realmente livre para se arriscar a comprar um pac
Mariana Pontual, secretária-executiva de Defesa do Consumidor de Pernambuco
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