O que você costuma levar em conta quando escolhe um destino para viajar? Diversidade de atrativos? Facilidade de deslocamento? Conforto da hospedagem? Custo de vida? Limpeza das ruas? Cuidado com o meio ambiente? Segurança pública?
Já parou para pensar que todos esses elementos estão relacionados à qualidade de vida do lugar? Quando uma cidade dispõe de infraestrutura adequada, antes do visitante, é o morador o beneficiado. Cidadão que dispõe de bem-estar tem autoestima e orgulha-se de onde vive. Quer melhor cartão-postal? Gente feliz se transforma, naturalmente, em agente de promoção turística. Porque turismo não é meio, é consequência. Uma máxima que todo gestor público deveria incorporar ao tratar do setor.
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Turismo não está apartado do dia a dia real das cidades. Pelo contrário. É transversal. Precisa ser incluído em projetos de diferentes secretarias, como Desenvolvimento Econômico, Mobilidade, Urbanismo, Meio Ambiente, Educação, Cultura...
Divulgação é, sim, importante, mas não faz mágica, se o que se tem para oferecer, na prática, decepciona. Vale para o turismo de lazer e para o de negócios. Cidade interessante para o morador e para o turista, aliás, também se torna atraente ao investidor.
Responsável por 10% do PIB e 9% dos empregos no mundo, o setor precisa entrar definitivamente na pauta das políticas públicas. A pandemia da covid-19 só acentuou essa urgência.
Para saber como o turismo será tratado pelo próximo prefeito ou prefeita do Recife, a coluna pediu aos 11 candidatos ao cargo que detalhassem as suas ações. Veja a seguir as propostas daqueles que responderam ao chamado.
Aposta no turismo de lazer
O candidato João Campos (PSB) acredita que o Recife precisa trabalhar mais o seu potencial no turismo de lazer, reforçando a relação da prefeitura com o trade. Para ele, o diálogo com o segmento deve ir além dos limites da cidade, buscando parcerias em municípios como Cabo de Santo Agostinho e Ipojuca.
A construção de uma unidade regional na atração do turista, diz, pode impulsionar toda uma cadeia de atividades que se complementam. Para alcançar esse resultado, afirma que vai fazer uma cidade boa para os recifenses e que será fundamental apostar em iniciativas mais ousadas para melhorar a atratividade de equipamentos como a orla de Boa Viagem e o Geraldão, além de assegurar novos investimentos que possam ampliar as opções já existentes, como novos hotéis e centros de convenções.
Promete um novo olhar para a área central da cidade, com o Projeto Antônio Vaz, cujo objetivo é garantir gestão integrada e específica do Bairro do Recife com os bairros da Ilha Antônio Vaz (São José, Santo Antônio, Joana Bezerra e Cabanga). Propõe aproveitar as transformações das comunidades, por meio do Mais Vida nos Morros, para criar novas rotas de turismo.
Salienta que vai trabalhar com as potencialidades das comunidades para intensificar as experiências bem sucedidas em locais como a Ilha de Deus, Brasília Teimosa e Bomba do Hemetério. Projeta investir em tecnologia para integrar aplicativos e conteúdos turísticos em plataformas digitais e redes sociais. Ainda afirma que implantará mirantes que garantam vistas panorâmicas da cidade, além de gerar emprego e renda.
Impulso à competitividade
Mendonça Filho (DEM) se compromete a resgatar a liderança do setor turístico do Recife, recolocando-o em condições de competitividade com outras capitais nordestinas, como Fortaleza e Salvador.
O candidato diz que a ideia é atuar em eixos como a requalificação do patrimônio histórico, de espaços públicos e da infraestrutura urbana, preservação da riqueza natural, valorização da cultural regional e manifestações culturais, além da qualificação profissional do setor, visando impulsionar o turismo de negócios, retomar o de lazer e estimular o turismo interno.
Acredita que o Recife precisa deixar de ser passagem para outros destinos, para ser uma porta de acesso ao turista local, nacional e internacional. Pretende posicionar de forma mais atrativa a capital, reforçando o elo das atividades marcantes da economia recifense, como os serviços de saúde e de tecnologia da informação. Defende que é necessário oferecer ao turista uma cidade agradável, limpa e bem cuidada, para que possa aproveitar as belezas e tradições recifenses.
Entre suas ações, lista a requalificação total da orla do Recife, a promoção do turismo de negócios, a política de valorização dos museus, implantação de um roteiro dos mercados, recuperação do Centro, resgate da vida cultural, artística e gastronômica do bairro do Recife, com o projeto Recife Antigo Vivo, reordenamento, conservação e nova sinalização das principais entradas da cidade, qualificação profissional, reincorporação do Rio Capibaribe como símbolo da cidade e criação de espaços de divulgação e valorização da cultura popular durante o ano inteiro.
Plano diretor no foco
Patrícia Domingos (Podemos) defende a Gestão Integrada entre Turismo, Cultura, Economia Criativa, Empreendedorismo e Desenvolvimento Econômico. Propõe a elaboração do Plano Diretor de Turismo, para melhoria da qualidade e da competitividade das empresas, além de inovação e sustentabilidade.
A estratégia, diz, inclui reorganização do Conselho Municipal de Turismo, reabertura do diálogo junto ao trade e às representações diplomáticas. Afirma que o turismo cultural terá prioridade na agenda, com destaque para os bairros do Recife, Santo Antônio e São José, com o objetivo de implantar um modelo de desenvolvimento territorial criativo, inteligente e sustentável nos sentidos social, ambiental e econômico.
Promete criar um comitê gestor permanente e um cronograma de planejamento anual para as principais festas populares de rua, como Carnaval, São João e réveillon. Para as praias, praças, parques, monumentos e mercados públicos, planeja parcerias público-privadas, através das quais os espaços públicos receberão melhoria dos serviços de segurança, iluminação, limpeza, zeladoria e manutenção.
Destaca que cidade boa para o turista visitar também é uma cidade boa para o cidadão morar. Promete investir na melhoria da infraestrutura urbana, especialmente a mobilidade (transporte público, ciclovias e calçadas), na sinalização turística bilíngue e nos atrativos turísticos para torná-los acessíveis a todos os públicos. Diz, ainda, que vai criar novos roteiros e atrativos, reformar e estruturar um novo projeto de uso e ocupação turístico-cultural para as casas onde moraram a escritora Clarice Lispector e o compositor Capiba.
Sustentabilidade
A candidata Marília Arraes (PT) diz que, apesar de Recife ser uma cidade com um imenso potencial cultural, histórico e de belezas naturais, não é um dos principais destinos turísticos do País. Cita que de janeiro a setembro de 2019, quase 5 milhões de turistas visitaram Pernambuco, mas apenas 2,7 milhões tiveram o Recife como destino, com permanência média de três dias.
Acredita que, para fomentar o turismo no Recife, é preciso torná-lo um instrumento econômico e social, com responsabilidade e sustentabilidade, priorizando a solução de problemas crônicos, para que a cidade esteja apta a receber turistas de dentro e de fora do País. Defende a valorização da cultura local, estímulo e fomento aos polos gastronômicos, culturais, musicais e de dança que ficam dentro das comunidades.
Também promete cuidar das praças, parques e dos espaços públicos e desenvolver projeto de recuperação e resgate do Bairro do Recife, com a realização de eventos permanentes e de estímulo aos setores de comércio e serviços da região. Diz que vai promover o diálogo permanente com o setor do Turismo de Eventos, um dos maiores geradores de emprego da cidade.
Outro dos seus objetivos é promover a geração de emprego e renda, assim como requalificar o Centro do Recife. Pretende buscar parcerias com a iniciativa privada para revitalizar os prédios do Centro da cidade, em especial no Bairro de Santo Antônio, locais que, diz, devolverão a vida ao Centro e servirão de moradia para pessoas que trabalhem na região.
Parceria com o privado
Carlos Andrade Lima (PSL) propõe explorar a vocação do Recife para o turismo através de programas associados à iniciativa privada. Diz que vai promover um calendário permanente de eventos com base nas potencialidades do Patrimônio Material e Imaterial da cidade, assim como o artesanato e a gastronomia. Promete tornar efetiva a participação das comunidades culturais periféricas, valorizar, disseminar e estimular a produção da cultura recifense, ampliar o mercado de trabalho e descentralizar ações do poder público através de co-gestão participativa.
Pretende fazer um calendário permanente de eventos de lazer, cultura, ciência e de visitação, incluindo o artesanato e a gastronomia. Planeja promover um programa de mídia com divulgação externa e criar um evento anual: a Feira de Negócios Turísticos, Produtos Artesanais e Gastronomia do Recife, para fomentar o desenvolvimento turístico e o empreendedorismo, através do comércio e de serviços.
Afirma que vai fomentar e buscar parceria com o Sistema S, para um programa de aprimoramento e treinamento da mão de obra envolvida com o segmento. Tem a intenção de construir pórticos ou marcos referenciais nos principais acessos à cidade do Recife pelas BRs e PEs para promover a recepção dos viajantes e qualificar as entradas da cidade.
Projeta criar, ainda, o Núcleo do Patrimônio Imaterial, para cuidar do calendário e da promoção dos eventos e manifestações culturais, além de promover o circuito dos mercados, através de parcerias público-privadas.
Segurança na pauta
Charbel Maroun (Novo) acredita que não há como melhorar o fluxo de turistas se a cidade não oferecer segurança. Por isso, propõe requalificar e armar a guarda municipal, além de melhorar a iluminação pública em parceria com a iniciativa privada.
Defende, ainda, que equipamentos públicos municipais como praças, museus, teatros, orla de Boa Viagem e parques sejam entregues em concessão para a iniciativa privada, que deverá realizar a manutenção e reforma, explorando-os comercialmente. Afirma, no entanto, que, em relação ao acesso da população, nada muda.
Promete reduzir impostos e burocracia incidente sobre todos os empreendedores de cidade, inclusive os pertencentes ao setor turístico, implantando em sua integralidade no Recife a Lei da Liberdade Econômica. O candidato propõe revitalizar o Centro da cidade e o Recife Antigo, retirando todo arcabouço legal que impede ou inviabiliza reformas, para que as pessoas possam residir e empreender no Centro e no Recife Antigo.
Defende entregar título de propriedade para os cidadãos que moram em comunidades, conforme as normas de postura urbana e sem agredir a propriedade privada de terceiros proprietários de imóveis ocupados. Tem a intenção, ainda, de reduzir custo e burocracia para a regularização da propriedade sobre bens imóveis.
Meia passagem
Alberto Feitosa (PSC) promete o pagamento de meia passagem em transportes públicos aos sábados à tarde, domingos e feriados para que os moradores do Recife possam passear com suas famílias e aproveitar os espaços de lazer da cidade.
Pretende criar o Projeto Recife Convida, para reverter parte dos patrocínios culturais e de eventos em ingressos para pessoas em situações vulneráveis, estudantes da rede pública e professores. Também diz que espaços abandonados serão aproveitados para lazer e que as ciclofaixas serão ampliadas por toda a cidade.
Afirma, ainda, que vai estimular a captação de eventos para diversos segmentos do turismo e prevê qualificar trabalhadores do turismo, de taxistas a funcionários de restaurantes e hotéis. Diz que dará atenção especial à orla de Boa Viagem, para garantir a segurança e requalificar o calçadão até o bairro de Brasília Teimosa.
Para o Recife Antigo, diz que proverá segurança 24 horas e restauração de prédios históricos, calçadas e ruas, com parcerias privadas. Outra proposta é fazer concessões para meios de transporte turístico, além de instalar sinalização. Com o projeto Descobrindo o Recife, pretende possibilitar que os turistas conheçam melhor a cidade, com guias turísticos qualificados. Ressalta, por fim, que colocará segurança eletrônica nos parques, praças e equipamentos de lazer nos bairros.
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