MOCHILEO

As cachoeiras da Chapada das Mesas

A Chapada das Mesas, no Maranhão, conta com diversas e lindas cachoeiras.

Imagem do autor
Cadastrado por

Leonardo Vasconcelos

Publicado em 28/02/2021 às 7:00 | Atualizado em 28/02/2021 às 10:53
Notícia
X

Uma majestosa cachoeira de 76 metros de altura dividida no meio por uma enorme pedra, cujo formato curioso lembra uma santa protegida por imenso véu branco. Esta é a Cachoeira de Santa Bárbara, a mais alta da Chapada das Mesas, no sul do Maranhão, que fica dentro do Complexo Poço Azul, mostrado no post anterior. O local conta com diversas cachoeiras, sendo a de Santa Bárbara a principal, mas ainda vale destacar a de Santa Paula, que falaremos mais abaixo.

Elas ficam no citado complexo, localizado na cidade de Riachão, a aproximadamente 135 quilômetros de Carolina, e são formadas pelo Rio Cocal. Para chegar na Cachoeira de Santa Bárbara o visitante faz uma trilha por uma longa passarela de madeira e, inclusive, uma pequena ponte suspensa, para já dar o clima de aventura. Quando chega no local o turista se impressiona com a gigante queda d’água a perder de vista. Na época de chuvas, devido ao grande volume de água, ela fica fechada para banhos. Mas mesmo assim vale muito a visita.

O mesmo Rio Cocal também forma a Cachoeira de Santa Paula, localizada muito próxima dali. Basta seguir uma outra trilha e subir uns degraus de madeira para ter acesso. Ela é bem menor em relação à anterior, tem apenas oito metros de altura, e sua profundidade chega a 12 metros. O nome Paula dizem que foi homenagem do antigo dono da propriedade para a sua esposa.

As Cachoeiras do Prata e São Romão

Duas cachoeiras no mesmo passeio e duas experiências completamente diferentes. A do Prata é contemplativa, já a São Romão é interativa. A primeira é formada por duas grandes queda d´água com cerca de 12 metros de altura e 28 metros de comprimento, formando um belo cenário para tirar fotos. Já segunda é maior com 25 metros de altura e 32 metros de comprimento, a maior em volume de água da Chapada das Mesas.

O diferencial da Cachoeira de São Romão sem dúvida é a possibilidade de você poder chegar até a parte atrás dela e tomar um revigorante banho. É indescritível sentir a força da água batendo no corpo e realmente lavar a alma com esse energia incrível.

Foto: Leonardo Vasconcelos / @blogmochileo
Cachoeira de São Romão na Chapada das Mesas - Foto: Leonardo Vasconcelos / @blogmochileo

Depois o turista pode até alugar um caiaque para admirar a queda d’água na frente dela. Não importa a posição, de qualquer lugar que se olhe a Cachoeira de São Romão é um santo remédio para matéria e espírito.

Já a do Prata, como foi citado, é uma beleza mais para se contemplar. A paisagem vale muito a pena a ida até lá. Elas duas são visitadas no mesmo passeio pelas agências.

Secretaria de Turismo do Maranhão / Divulgação
A Cachoeira do Prata na Chapada das Mesas - Secretaria de Turismo do Maranhão / Divulgação

Entre uma e outra vale a parada para o almoço no restaurante de apoio que fica próximo. Depois de gastar tanta energia nas trilhas das cachoeiras é uma boa hora de repor a carga e dar um bom descanso na rede.

Cachoeira da Mansinha

Uma cachoeira que de tão tranquila não poderia ter outro nome: Mansinha. Ela fica localizada em uma reserva particular de proteção natural, localizada a aproximadamente trinta quilômetros de Carolina, no Sul da Maranhão, cidade base para os passeios da Chapada das Mesas. Por ser pouco conhecida em relação aos outros atrativos da região, ela é não é muito visitada o que garante o sossego do passeio.

A Cachoeira da Mansinha é bem pequena, mas conta com águas transparentes e limpas. Um ponto perfeito para um banho tranquilo e relaxar embaixo queda d´água estreita. O único detalhe é que ela costuma ser um pouco fria, dependendo da época do ano. Todavia nada que atrapalhe.

 

Tags

Autor