A Feira de Caruaru faz gosto a gente ver, de tudo que há no mundo nela tem pra vender. Os versos do compositor Onildo Almeida, imortalizados na voz de Luis Gonzaga, mostram a diversidade e a importância do equipamento encravado no centro da cidade que inclusive é mais antigo que a própria cidade que nesta terça (18) completa 164 anos. A partir do comércio que se instalou no local é que surgiu o município que viria a ser o principal do Agreste do Estado.
Localizada no Parque 18 de maio e enterno, ela é um ícone da cultura popular de Pernambuco e em 2006 foi considerada pelo Iphan como Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro, figurando entre as mais importantes feiras livres do Brasil. A Coluna Turismo de Valor deu um passeio pela feira tão cantada em verso e prosa que reúne diversos elemento da cultura caruaruense como artesanato, literatura, música, gastronomia, etc.
"A cidade surgiu a partir desta feira que, assim como Onildo Almeida escreveu e Luis Gonzaga cantou, realmente tem de tudo pra se vender. Aqui você encontra desde o artesanato até a roupa, o calçado, importados, artigos de cama, mesa e banho. Quem vem à Caruaru tem que conhecer a nossa feira" turismóloga Betânia Fereira.
Mas antes de tudo é preciso dizer que na verdade o que se chama de única feira é composta por várias outras dentro dela. No total são 14 segmentos. Além da mais conhecida Feira de Artesanato tem também as feiras de: importados, couro, ferragens, raízes, flores, bolos, gomas, doces, etc. Cada uma com um setor específico.
"Tem massa de mandioca, batata assada, tem ovo cru / Banana, laranja e manga, batata-doce, queijo e caju / Cenoura, jabuticaba, guiné, galinha, pato e peru /Tem bode, carneiro e porco, se duvidar isso é cururu", descreve um dos versos da famosa composição.
Depois de comprar "de tudo que há no mundo nela" a dica é repor as energias e aproveitar os sabores de Caruaru na feira gastrônomica. O setor foi completamente revitalizado, dando uma cara mais moderna ao espaço que apesar do visual novo mantém a tradição da culinária local. Um dos principais e mais antigos é o restaurante de Tia Guida, onde é possível degustar um delicioso bode ou carne assada.
Comentários