AGRESTE

Obras avançam na Casa-museu Mestre Vitalino, no Alto do Moura, em Caruaru

O espaço que é o maior ícone do centro de artes figurativas está passando pela terceira fase da reforma

Imagem do autor
Cadastrado por

Leonardo Vasconcelos

Publicado em 21/05/2021 às 10:00
Notícia
X

Caruaru, que completou 164 anos na última terça-feira (17), está cada vez mais perto de ver concluída a obra de restauração da Casa-museu Mestre Vitalino, no Alto do Moura, que está em sua terceira etapa. Desde o ano passado, o espaço, que é principal ícone e local de visitação do centro de artes figurativas, está passando por ações voltadas a sua manutenção preventiva e corretiva.

Além da reforma da casa-museu em si, também estão sendo realizados serviços de restauração do acervo do local e requalificação das áreas externas (cercamento, sinalização, iluminação e paisagismo). Segundo a prefeitura, o objetivo é deixar o equipamento em condições de receber os turistas e visitantes tão logo o decreto estadual que trata das restrições durante a pandemia permita o retorno às atividades.

A primeira etapa da obra foi a recuperação completa do telhado, que contou com a substituição de linhas de madeira danificadas e a troca das ripas de imbiriba, além do tratamento das demais linhas com produto antipraga. A segunda etapa foi a aplicação de uma resina (primal) em toda extensão das paredes internas e externas.

A terceira etapa, em andamento atualmente, é o restauro de todo o mobiliário de madeira no interior da Casa-museu. A quarta etapa será a execução de um sistema de drenagem (calhas) para desviar as águas pluviais que descem do topo do terreno. A quinta e última etapa será a requalificação do projeto de paisagismo da Casa-museu Mestre Vitalino.

Tags

Autor