PORTO DE GALINHAS

O passeio de jangada dos cavalos-marinhos em Maracaípe, paraíso da região de Porto de Galinhas

O roteiro, que dura cerca de 40 minutos, é um dos mais procurados por turistas no local.

Imagem do autor
Cadastrado por

Leonardo Vasconcelos

Publicado em 05/06/2021 às 8:30
Notícia
X

Um lindo passeio de jangada com direito a observação de cavalos-marinhos. Difícil não querer fazer esse tour. Por isso mesmo é um dos mais procurados pelos turistas no Pontal de Maracaípe, vizinho à Praia de Porto de Galinhas, em Ipojuca, no Litoral Sul de Pernambuco. O trajeto é curto e feito em cerca de 40 minutos, mas vale muito a pena.

Leonardo Vasconcelos / Especial para JC Imagem
O trajeto é feito em cerca de 40 minutos - Leonardo Vasconcelos / Especial para JC Imagem

Para fazê-lo basta se dirigir ao "estacionamento" das jangadas, uma espécie de pequeno porto. Lá fica um pequeno posto da associação dos jangadeiros da área onde é possível comprar o ingresso que atualmente custa R$40. Cada embarcação leva cerca de seis pessoas.

Leonardo Vasconcelos / Especial para JC Imagem
O passeio de jangada passa pelo mangue de Maracaípe - Leonardo Vasconcelos / Especial para JC Imagem

Do local, as jangadas partem margeando as áreas de mangue e mostrando a rica vida animal existente ali com centenas de caranguejos. Neste ponto, os jangadeiros dão uma aula sobre como funciona o ecossistema local e mostram a importância da preservação do meio ambiente.

Leonardo Vasconcelos / Especial para JC Imagem
O mangue abriga um ecossistema riquíssimo - Leonardo Vasconcelos / Especial para JC Imagem

"Antigamente, antes de sermos instruídos, a gente enfiava a mão no mangue para retirar o caranguejo e apresentar pro turista. Hoje a gente não faz mais isso. Nós os apresentamos de longe na casa deles , no mangue mesmo. Fazemos de tudo para preservar. Hoje só entramos no mangue para recolher o lixo que infelizmente ainda jogam no rio", explicou o jangadeiro Rogério Camilo. 

Depois as embarcações seguem para a região do pontal mesmo perto do encontro das águas do mar com as do Rio Maracaípe. O local é lindo, mas fica ainda mais deslumbrante nos fins de tarde. Se possível agende o passeio para este horário. E é nesta área onde ocorre uma parada no banco de areia para que o jangadeiro, com todo o cuidado, mergulhe e capture os cavalos-marinhos que são colocados em potes de vidro para o turista observar. Pouco tempo depois eles são devolvidos com segurança ao habitat natural.

Leonardo Vasconcelos / Especial para JC Imagem
A paisagem do Pontal de Maracaípe fica ainda mais bonita ao entardecer - Leonardo Vasconcelos / Especial para JC Imagem

Tags

Autor