EXCLUSIVO

Porto de Galinhas: embarque no clássico passeio de buggy pelas praias

Um dos passeios mais realizados pelos turistas que visitam Porto de Galinhas é o roteiro de buggy de ponta a ponta, passando por cinco praias

Leonardo Vasconcelos
Leonardo Vasconcelos
Publicado em 13/07/2021 às 7:30
Notícia
VINICIUS LUBAMBO/DIVULGAÇÃO
Praia de Porto de Galinhas - FOTO: VINICIUS LUBAMBO/DIVULGAÇÃO
Leitura:

O passeio de buggy de "ponta a ponta" é um dos roteiros mais clássicos de Porto de Galinhas, em Ipojuca, no Litoral Sul de Pernambuco. Com ele é possível conhecer em poucas horas, com paradas para banho e fotos, os principais pontos das cinco praias da região: Camboa, Muro Alto, Cupe, Porto de Galinhas e Maracaípe.

A reportagem faz parte do programa Cores e Sabores de Ipojuca, exibido na TV Jornal Recife e TV Jornal Caruaru. Confira o vídeo da reportagem ao final deste texto).

Outro passeio famoso que o programa também foi conferir foi o das piscinas naturais e as formas de mergulhar no local com snorkel ou cilindro.

Confira o conteúdo completo do roteiro em Porto de Galinhas e Maracaípe.

Roteiro

O trajeto inteiro é de cerca de 16 quilômetros e a duração depende da disponibilidade do turista, variando de duas a seis horas, em média. Os valores são calculados a partir do tempo e no geral ficam aproximadamente entre R$200 e R$400.

O passeio deve ser agendado com antecedência e de preferência com um profissional credenciado na associação dos bugueiros de Porto de Galinhas. Ele busca o turista onde ele estiver hospedado e a partir do local é decidido o sentido do passeio que geralmente é feito tendo como início a ponta norte da Praia da Camboa e como fim a ponta sul de Maracaípe.

A capacidade do buggy é de quatro pessoas e neste período de pandemia a orientação é para que sejam da mesma família. Isto porque antes era comum turistas dividirem o veículo até atingir a sua lotação. Agora, os veículos estão sendo utilizados de forma mais privativa por medidas de segurança. O condutor usa máscara e orienta os passageiros a fazer o mesmo.

1 – Praia de Camboa

Desconhecida da maioria das pessoas, a praia da Camboa é a mais ao norte da região, de onde se avista o Porto de Suape. Tão anônima que muitas vezes nem é incluída em grande parte dos roteiros de ponta a ponta dos buggys em Porto de Galinhas.

Bastante simples e pequena, a praia é quase deserta e não conta com nenhuma construção. Ela é frequentada basicamente por pescadores e alguns moradores locais. A Praia de Camboa atrai justamente pelo sossego e distância da grande infra-estrutura do balneário. Por isso mesmo, a coluna Turismo de Valor fez questão de começar o passeio por lá.

2- Praia de Muro Alto

A segunda parada do passeio é para muitos a primeira. Tradicionalmente o tour de ponta a ponta tem início na Praia de Muro Alto, conhecida por abrigar vários resorts. O buggy para no topo do paredão de areia que, inclusive, dá nome à praia. Ela é perfeita para quem está com crianças ou gosta de tranquilidade porque os arrecifes fazem com que as águas sejam bem calmas na área.

Na maré baixa se formam várias piscinas naturais. Com águas mornas e transparentes, é uma das principais paradas para banho e fotos, com o famoso muro alto de areia de fundo. No local é possível fazer passeios de catamarã e atividades como caiaque e sup (stand up paddle).

3 – Praia do Cupe

A terceira parada do passeio de buggy de ponta a ponta é na conhecida Praia do Cupe, outra entre as preferidas para banho pois também conta com piscinas naturais na maré baixa, na área mais à esquerda, próxima do Pontal do Cupe.

Ela é uma das mais extensas da região, com mais de quatro quilômetros. Além dos hoteis, existem alguns restaurantes que servem como ponto de apoio para os turistas. Entre as atividades que podem ser realizadas no local, uma das principais é o surfe, na área mais à direita, onde o mar é mais agitado e tem ondas fortes.

4 – Praia de Porto de Galinhas

Chegamos na quarta e mais badalada parada. É da praia que fica na Vila de Porto de Galinhas que partem os famosos passeios para as piscinas naturais. É a parada mais "urbana", já que é feita próxima ao centro comercial da região.

A dica é ficar atento ao horário da maré para visitar as conhecidas piscinas durante a maré baixa. Por isso, é importante calcular bem a hora desta parada ou então deixar para fazer o passeio outro dia quando as condições do mar estiverem melhores.

5 – Praia de Maracaípe

A penúltima parada do roteiro de ponta a ponta de buggy é na Praia de Maracaípe, com suas conhecidas fileiras de coqueiros, onde é possível tirar várias fotos. Por sinal, é possível ter um clique feito em cima de um coqueiro com o conhecido "drone humano" da área. Maraca, como é carinhosamente chamada, é a praia dos surfistas que encontram no local ótimas ondas de até dois metros de altura para praticar o esporte.

6 – Pontal de Maracaípe

A parada final do tour é no lindo Pontal de Maracaípe, onde há o encontro do Rio Maracaípe com o mar. Antes de chegar neste ponto, a dica é ir até o ponto de embarque das jangadas para fazer um passeio com observação de cavalos marinhos ou então uma parada no Bar do Galo montado em pleno mangue. Depois é hora de se deixar encantar com uma das vistas mais bonitas da região no pontal, especialmente no horário do fim de tarde, quando o sol dá um espetáculo a parte, desaparecendo na vegetação.

Cores e Sabores de Ipojuca: confira reportagem sobre o passeio de buggy de ponta a ponta.

 

 

Comentários

Últimas notícias