EXCLUSIVO

Porto de Galinhas: As famosas piscinas naturais e as formas de mergulhar nelas

Quem visita Porto de Galinhas não pode deixar de conferir o passeio de jangada e o mergulho no local

Imagem do autor
Cadastrado por

Leonardo Vasconcelos

Publicado em 12/07/2021 às 7:30 | Atualizado em 12/08/2021 às 14:08
Notícia
X

Não tem como negar. As piscinas naturais são o grande cartão-postal de Porto de Galinhas, em Ipojuca, no Litoral Sul de Pernambuco. Passar por um dos principais destinos turísticos do Brasil e não fazer esse passeio é o mesmo que não ter ido. Mas você sabia que existem duas diferentes e igualmente lindas formas de mergulhar na área? 

O mergulho nas águas mornas de Porto de Galinhas foi um dos temas do especial Cores e Sabores de Ipojuca, exibido na TV Jornal Recife e TV Jornal Caruaru. Confira a reportagem no final deste texto.

Procedimento na pandemia

O procedimento de compra do passeio continua sendo feito no quiosque da associação de jangadeiros, localizado na vila, bem na saída para a praia de frente para as piscinas naturais. O valor foi reajustado em novembro do ano passado e atualmente é de R$40.

DIVULGAÇÃO
Praia de Porto de Galinhas - DIVULGAÇÃO

Também permanece a dica de sempre de escolher a hora do passeio levando em conta a tábua de maré do dia para ver o momento em que ela vai estar mais baixa. Geralmente, as saídas das jangadas acontecem duas horas antes do ponto mínimo e vão até duas horas depois. Com o ingresso nas mãos basta descer até a praia e encontrar o coordenador da associação que encaminha as pessoas para as jangadas. Ah, claro, do momento da compra até a chegada nas piscinas naturais, incluindo obviamente o trajeto na jangada, é obrigatório o uso de máscaras.

Thiago Cavalcanti / Porto de Galinhas Convention /Divulgação
A tranquilidade de desfrutar das piscinas naturais com segurança - Thiago Cavalcanti / Porto de Galinhas Convention /Divulgação

Aí na areia é que começam as mudanças mesmo. O coordenador faz a aferição da temperatura dos turistas e estando tudo ok borrifa álcool nas mãos deles. Depois são encaminhados para as jangadas e aí o número de passageiros está sendo limitado. No trajeto da reportagem foram permitidas apenas quatro pessoas, ou seja duas por banco, sendo de famílias diferentes. A embarcação também conta com álcool em gel e, segundo a associação, ao final de cada viagem ela passa por uma higienização.

Thiago Cavalcanti / Porto de Galinhas Convention /Divulgação
As jangadas de Porto de Galinhas seguem novos protocolos com a pandemia - Thiago Cavalcanti / Porto de Galinhas Convention /Divulgação

O trajeto é bem curto e em menos de 10 minutos se chega nas tão procuradas piscina naturais. No local uma outra novidade é a limitação de no máximo cerca de 10 jangadas simultaneamente no atrativo natural e a permanência das mesmas por até 40 minutos. Durante o tempo nas piscinas naturais, os turistas são orientados a não se aglomerarem muito e, na medida do possível, manter uma distância de dois metros entre eles. As máscaras de mergulho dadas aos visitantes passam por uma limpeza prévia e uma outra feita na hora na frente deles. Absolutamente todas essas ações foram vistas e atestadas pela reportagem.

Mergulho de cilindro

Além do mergulho tradicional de snorkel, é possível conhecer o rico universo submerso das piscinas naturais com as operadoras de mergulho. Na modalidade com cilindro, o turista tem a chance de literalmente se aprofundar mais nas belezas e curtir o ambiente marinho com mais tranquilidade. Várias empresas oferecem o serviço, mas a reportagem fez o passeio com a Porto Point e recomenda a empresa. 

Cores e Sabores de Ipojuca: confira reportagem sobre os mergulhos nas piscinas naturais. 

Tags

Autor