EXCLUSIVO

Porto de Galinhas: O passeio de jangada dos cavalos-marinhos em Maracaípe

No município de Ipojuca, uma das atrações mais procuradas é o paseio de jangada em Maracaípe, onde é possível contemplar cavalos-marinhos e o pôr do sol

Leonardo Vasconcelos
Leonardo Vasconcelos
Publicado em 14/07/2021 às 7:30
Notícia
Leonardo Vasconcelos / Especial para JC Imagem
O passeio de jangada para admirar os cavalos-marinhos é bastante famoso em Maracaípe. - FOTO: Leonardo Vasconcelos / Especial para JC Imagem
Leitura:

Quem não gostaria de fazer um lindo passeio de jangada e ainda de quebra admirar lindos cavalos-marinhos? Difícil dizer não, né? Esse é um dos principais tours no Pontal de Maracaípe, vizinho à Praia de Porto de Galinhas, em Ipojuca, no Litoral Sul de Pernambuco.

A atividade foi tema de uma das reportagens do programa Cores e Sabores de Ipojuca, exibido pela TV Jornal (confira a reportagem ao ao final deste texto). 

Outros conteúdos do especial abordam as piscinas naturais e as formas de mergulhar lá com snorkel e cilindro. Também conferimos o passeio de buggy de ponta a ponta nas praias

Passeio de jangada

O trajeto é curto e feito em cerca de 40 minutos, mas vale muito a pena. Para fazê-lo basta se dirigir ao "estacionamento" das jangadas, uma espécie de pequeno porto. Lá fica um pequeno posto da associação dos jangadeiros da área onde é possível comprar o ingresso, que em junho de 2021 custava R$40. Cada embarcação leva até seis pessoas.

Do local, as jangadas partem margeando as áreas de mangue e mostrando a rica vida animal existente ali com centenas de caranguejos. Neste ponto, os jangadeiros dão uma aula sobre como funciona o ecossistema local e mostram a importância da preservação do meio ambiente.

Pontal

Depois as embarcações seguem para a região do pontal mesmo, perto do encontro das águas do mar com as do Rio Maracaípe. O local é lindo, mas fica ainda mais deslumbrante nos fins de tarde. Se possível agende o passeio para este horário. E é nesta área onde ocorre uma parada no banco de areia para que o jangadeiro, com todo o cuidado, mergulhe e capture os cavalos-marinhos que são colocados em potes de vidro para o turista observar. Pouco tempo depois eles são devolvidos com segurança ao hábitat natural.

Depois a dica é aproveitar que está no local para permanecer e curtir um pôr do sol deslumbrante. O Pontal de Maracaípe revela uma ótima paisagem para se despedir de um dia. 

Cores e Sabores de Ipojuca: confira reportagem sobre o passeio de jangada dos cavalos-marinhos em Maracaípe. 

Comentários

Últimas notícias